Reportagem sobre alfabetização precoce foi a mais acessada neste ano
Em clima de final de ano, reunimos as dez matérias do site da Revista Educação mais lidas em 2015. Entre os temas mais acessados, estão a alfabetização, formação docente, cotidiano na sala de aula e educação no mundo. Confira abaixo as reportagens e os artigos mais populares do ano:
1. Entenda por que o letramento precoce pode ser prejudicial
Aprender a ler e a escrever antes do tempo pode excluir etapas decisivas no desenvolvimento das crianças
2. O papel do coordenador pedagógico
Função é estratégica para mediação entre as diversas instâncias educacionais
3. 10 filmes para repensar a educação
Produções nacionais e internacionais mostram inovação nas salas de aula
4. Entrevista com Claudio Naranjo: professor deve se dedicar ao desenvolvimento humano, não à incorporação de conhecimentos
Levar educadores ao desenvolvimento de competências humanas para modificar práticas educacionais no mundo é parte do trabalho do psiquiatra indicado ao Nobel da Paz em 2015
5. Os 4 principais desafios do coordenador pedagógico
Apesar de estar ganhando espaço na escola, o coordenador pedagógico ainda tem de lidar com desafios que testam seus limites todos os dias. Saiba como trabalhar com a pressão e superar esses obstáculos
6. Sem gritar: 4 táticas diferentes para que os alunos te escutem
Confira quatro alternativas para retomar o controle da classe sem colocar a saúde da sua voz (e dos ouvidos deles) em risco
7. Os segredos da Finlândia
Os motivos que levam a educação do país a ser uma das mais reconhecidas do mundo. E os problemas que a aproximam de outras nações
8. Período integral: a criança ganha ou perde?
Especialistas defendem que a instituição ideal é aquela que busca o equilíbrio entre o cuidado e o trabalho pedagógico, entre o estímulo e o descanso, entre a rotina e a novidade
9. Professora eleva taxas de alfabetização com novo método
Por meio de método que enfatiza a oralidade e o diálogo, a pesquisadora Onaide Mendonça elevou as taxas de alfabetização de escolas municipais em Presidente Prudente
10. Novo texto da Lei de Diretrizes e Bases prevê avaliação para a educação infantil
Para especialistas, nova redação abre brechas para uma avaliação quantitativa, modelo já negado por outros documentos