As 10 mais lidas da Educação em 2015

Em clima de final de ano, reunimos as dez matérias do site da Revista Educação mais lidas em 2015. Entre os temas mais acessados, estão a alfabetização, formação docente, cotidiano na sala de aula e educação no mundo. Confira abaixo as reportagens e os artigos mais populares do ano:

1. Entenda por que o letramento precoce pode ser prejudicial
Aprender a ler e a escrever antes do tempo pode excluir etapas decisivas no desenvolvimento das crianças

2. O papel do coordenador pedagógico
Função é estratégica para mediação entre as diversas instâncias educacionais

3. 10 filmes para repensar a educação
Produções nacionais e internacionais mostram inovação nas salas de aula

4. Entrevista com Claudio Naranjo: professor deve se dedicar ao desenvolvimento humano, não à incorporação de conhecimentos
Levar educadores ao desenvolvimento de competências humanas para modificar práticas educacionais no mundo é parte do trabalho do psiquiatra indicado ao Nobel da Paz em 2015

5. Os 4 principais desafios do coordenador pedagógico
Apesar de estar ganhando espaço na escola, o coordenador pedagógico ainda tem de lidar com desafios que testam seus limites todos os dias. Saiba como trabalhar com a pressão e superar esses obstáculos

6. Sem gritar: 4 táticas diferentes para que os alunos te escutem
Confira quatro alternativas para retomar o controle da classe sem colocar a saúde da sua voz (e dos ouvidos deles) em risco

7. Os segredos da Finlândia
Os motivos que levam a educação do país a ser uma das mais reconhecidas do mundo. E os problemas que a aproximam de outras nações

8. Período integral: a criança ganha ou perde?
Especialistas defendem que a instituição ideal é aquela que busca o equilíbrio entre o cuidado e o trabalho pedagógico, entre o estímulo e o descanso, entre a rotina e a novidade

9. Professora eleva taxas de alfabetização com novo método
Por meio de método que enfatiza a oralidade e o diálogo, a pesquisadora Onaide Mendonça elevou as taxas de alfabetização de escolas municipais em Presidente Prudente

10. Novo texto da Lei de Diretrizes e Bases prevê avaliação para a educação infantil
Para especialistas, nova redação abre brechas para uma avaliação quantitativa, modelo já negado por outros documentos