NOTÍCIA

Edição 222

A biografia de Einstein e a teoria da evolução de Darwin são temas de dois novos livros

  Ilustração de Valdimir Radunsky em Um raio de luz   Há mais de cem anos, numa cidadezinha à beira de um rio, nascia um menino extraordinário, embora até os três anos de idade ele tenha permanecido calado, sem pronunciar uma palavra sequer. Seus pais […]

Publicado em 05/10/2015

por Redação revista Educação

A biografia de Einstein e a teoria da evolução de Darwin são temas de dois novos livros

 

Divulgação
Ilustração de Valdimir Radunsky em Um raio de luz

 
Há mais de cem anos, numa cidadezinha à beira de um rio, nascia um menino extraordinário, embora até os três anos de idade ele tenha permanecido calado, sem pronunciar uma palavra sequer. Seus pais até chegaram a pensar que algo errado poderia estar acontecendo, mas logo esse sentimento se desvaneceu. Anos depois, brincando com uma bússola, o garoto se deu conta de que o mundo era cheio de mistérios ocultos, revelação que o lançou numa jornada de investigações científicas intensa e profícua. Essa é a história da infância de Albert Einstein, contada em Um raio de luz, de Jennifer Berne.

Divulgação
Darwin e a evolução explicada aos nossos netos, de Pascal Picq (Editora Unesp, 152 págs., R$ 28)

Voltada ao público infantil, a biografia ilustrada cobre alguns dos principais momentos da vida do cientista, sem deixar de lado suas excentricidades e a maneira peculiar com que enxergava as coisas. Einstein se intrigava com a fumaça do cachimbo e como ela desaparecia no ar da mesma forma que procurava entender a forma do Universo. A teoria da relatividade geral, que neste ano está completando cem anos, foi apenas um dos frutos de seu incansável espírito questionador. Até hoje, cientistas do mundo inteiro estão debruçados sobre as ideias que deixou em aberto, como relata a escritora na interessante obra.
Outro lançamento relacionado à área de ciências é o livro Darwin e a evolução explicada aos nossos netos, do paleoantropólogo Pascal Picq. Direcionado ao público juvenil, o livro explica a teoria da evolução de Darwin por meio de um diálogo fictício entre o pesquisador e um aluno. Ao longo dessa conversa, marcada por respostas curtas e objetivas, Picq faz uma introdução sobre o conceito de evolução para então apresentar o grande personagem do livro. A viagem do Beagle, em 1831, as primeiras observações e descobertas do naturalista sobre a transformação das espécies e a elaboração da teoria da seleção natural são alguns dos tópicos abordados pelo autor.

Divulgação
Um raio de luz – A história de Albert Einstein, de Jennifer Berne (Companhia das Letrinhas, 56 págs., R$ 34,90)

Ele também se detém sobre as distorções mais frequentes das teorias de Darwin, como a caracterização incorreta da seleção natural como a lei do mais forte, e sobre a vida de cientistas que prepararam o terreno para o célebre inglês, como Jean-Baptiste de Lamarck, que concebeu a teoria da evolução, e Alfred Russel Wallace, que formulou – embora de forma menos argumentada – a teoria da seleção natural antes mesmo de Darwin.

Autor

Redação revista Educação


Leia Edição 222

Ideias fora do lugar

Ideias fora do lugar

+ Mais Informações
Nas teias da corrupção

Nas teias da corrupção

+ Mais Informações
Cultivo conhecido

Cultivo conhecido

+ Mais Informações
Finlândia exporta programa cujo objetivo central é evitar que o bullying tenha "plateia", o que desestimula o agressor

Programa finlandês de combate ao bullying foca nos potenciais...

+ Mais Informações

Mapa do Site