Pesquisa encontrou maiores notas entre alunos que passaram a ter aulas apenas quatro dias por semana, com maior carga horária diária
Publicado em 17/09/2015
Alguns distritos do estado do Colorado, nos EUA, cortaram um dia de sua semana letiva em suas escolas, redistribuindo as horas durante os quatro restantes. O intuito era reduzir os gastos, mas um estudo acadêmico comprovou que a medida pode aumentar os resultados dos alunos em matemática.
Comparando os resultados de estudantes que frequentam a escola por quatro dias com os daqueles que não tiveram a semana letiva reduzida, o estudo descobriu que as notas de matemática eram 7% maiores entre os primeiros. Entre as médias de leitura, não houve diferença significativa.
Entre as possíveis explicações para este aumento do resultado, a autora do estudo citou que dias letivos mais longos permite que professores explorem novas possibilidades de ensino. Há também a possibilidade de que menos dias de aulas semanais reduzam as faltas dos alunos – compromissos médicos podem ser marcados para o dia em que não há aula, por exemplo.
A pesquisa foi feita por D. Mark Anderson e Mary Beth Walker nas Universidades dos estados de Montana e da Geórgia. Ela considerou os resultados de alunos de quarto e quinto ano em uma avaliação estadual do Colorado. O estudo está disponível no link (em inglês).