Notícias

Semana "mais curta" pode melhorar resultados escolares

Pesquisa encontrou maiores notas entre alunos que passaram a ter aulas apenas quatro dias por semana, com maior carga horária diária

Publicado em 17/09/2015

por Redação revista Educação

Alguns distritos do estado do Colorado, nos EUA, cortaram um dia de sua semana letiva em suas escolas, redistribuindo as horas durante os quatro restantes. O intuito era reduzir os gastos, mas um estudo acadêmico comprovou que a medida pode aumentar os resultados dos alunos em matemática.

Comparando os resultados de estudantes que frequentam a escola por quatro dias com os daqueles que não tiveram a semana letiva reduzida, o estudo descobriu que as notas de matemática eram 7% maiores entre os primeiros. Entre as médias de leitura, não houve diferença significativa.

Entre as possíveis explicações para este aumento do resultado, a autora do estudo citou que dias letivos mais longos permite que professores explorem novas possibilidades de ensino. Há também a possibilidade de que menos dias de aulas semanais reduzam as faltas dos alunos – compromissos médicos podem ser marcados para o dia em que não há aula, por exemplo.

A pesquisa foi feita por D. Mark Anderson e Mary Beth Walker nas Universidades dos estados de Montana e da Geórgia. Ela considerou os resultados de alunos de quarto e quinto ano em uma avaliação estadual do Colorado. O estudo está disponível no link (em inglês).

 

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site