NOTÍCIA

Ensino Superior

Autor

Redação Ensino Superior

Publicado em 13/07/2015

Reabilitação solidária

BOAS PRÁTICAS | Edição 200 Clínica de fisioterapia da Unisanta oferece atendimento em diferentes áreas para a comunidade de Santos (SP) e municípios vizinhos por Juliana Duarte Inaugurada em 2001, a Clínica Universitária de Fisioterapia mantida pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) é pioneira no litoral […]

BOAS PRÁTICAS | Edição 200
Clínica de fisioterapia da Unisanta oferece atendimento em diferentes áreas para a comunidade de Santos (SP) e municípios vizinhos
por Juliana Duarte

Divulgação

Mais de 64 mil pessoas são atendidas anualmente na clínica de fisioterapia da Unisanta

Inaugurada em 2001, a Clínica Universitária de Fisioterapia mantida pela Universidade Santa Cecília (Unisanta) é pioneira no litoral paulista. Ao criá-la, o objetivo da instituição era oferecer um aprendizado mais sólido aos alunos e prestar atendimento à população local.
“Havia uma carência muito grande desse tipo de serviço na região”, afirma Ivan Barreira Cheida Faria, diretor da faculdade de fisioterapia. Aberto à comunidade, o espaço saiu do papel depois de um planejamento completo, que teve como principal etapa a pesquisa dos equipamentos necessários para o funcionamento. “Primeiro decidimos quais seriam as áreas de atuação e depois partimos para a compra dos materiais e para a construção do espaço. A organização foi fundamental”, explica Faria.
Localizada em Santos (SP), a clínica fica perto do campus da instituição e ganhou diversas salas para receber os pacientes. Também há consultórios e uma piscina para a prática de atividades terapêuticas. O espaço tem capacidade para oferecer 4 mil sessões e 5,4 mil atendimentos por mês, o que totaliza 64,8 mil pessoas beneficiadas anualmente.
Os casos cadastrados são avaliados um a um e escolhidos pelos supervisores de acordo com o interesse acadêmico e a necessidade de treinamento dos alunos. “Também damos prioridade aos problemas agudos e a pessoas em período pós-cirúrgico”, comenta o diretor.
Desde o primeiro ano do curso, os estudantes participam de atividades no local. No entanto, é apenas a partir do 4º ano que os futuros fisioterapeutas exercem o atendimento efetivo dos pacientes. “Todo esse trabalho faz parte das atividades curriculares e é supervisionado pelos professores”, comenta Faria. Atualmente, a clínica está dividida em equipes especializadas nas seguintes áreas: fisioterapia neurofuncional (adulto e pediátrica), uroginecológica e obstétrica, dermatofuncional e, por fim, prótese e órtese.
Para os próximos anos, a meta é atualizar as técnicas e os equipamentos existentes. “Nosso objetivo é evoluir sempre em relação à formação dos alunos, o que se reflete diretamente em um atendimento de qualidade à população”, diz o diretor.

Raio X:
Clínica Universitária de Fisioterapia
Número de alunos: 15 mil
Número de professores: 700
Demais funcionários: 600
Campi: 1
Dificuldades de implantação: não houve. Um planejamento adequado foi suficiente para evitar problemas.
Ações: atendimento fisioterápico à comunidade de Santos e municípios vizinhos.
Resultados: 45 mil pessoas atendidas anualmente.

 


Leia Ensino Superior

indígenas

Povos indígenas e as reivindicações de espaço nas universidades

+ Mais Informações
Foto 1 - V Balanzá_3

Saúde mental dos universitários de diferentes países em alerta

+ Mais Informações
shutterstock_1528360379

Com poucos professores negros, faculdades não possuem programas...

+ Mais Informações
Revista Ensino Superior destaque

Cai ingressantes de até 24 anos

+ Mais Informações

Mapa do Site