NOTÍCIA

Ensino Superior

Estruturas repaginadas

Reformas vêm para melhorar as instalações de um estabelecimento, mas o trabalho deve ser feito por profissionais especializados por Juliana Duarte O que é Uma reforma serve para revitalizar a infraestrutura. Além de renovar as instalações que não ficam aparentes (hidráulica e elétrica), esse tipo […]

Publicado em 24/02/2015

por Redação Ensino Superior

Reformas vêm para melhorar as instalações de um estabelecimento, mas o trabalho deve ser feito por profissionais especializados

por Juliana Duarte

contractor checking blueprints

O que é
Uma reforma serve para revitalizar a infraestrutura. Além de renovar as instalações que não ficam aparentes (hidráulica e elétrica), esse tipo de obra também altera a estética, possibilitando a troca de acabamentos antigos por materiais mais atuais e seguros, iluminação adequada para a sala de aula, instalação de aparelhos de ar-condicionado e produtos que possibilitam melhorias no isolamento acústico, entre outras alterações.

Como funciona
Dois motivos impulsionam a realização de reparos: renovar as instalações por questões de segurança ou a modernização da infraestrutura, também relacionada à estética. Ao detectar a necessidade de empreender uma obra é fundamental buscar uma empresa especializada. A capacitação das equipes responsáveis pela obra fará a diferença no resultado – inclusive no cumprimento dos prazos de entrega. Incluir a reforma no planejamento anual da instituição também é imprescindível, pois o procedimento não deve atrapalhar o bom andamento do ano letivo. O período mais adequado é a época de férias.

Quanto custa
Os preços podem variar muito de acordo com os reparos que o prédio exige e o tipo de reforma que se deseja realizar. Em obras maiores, diversas instituições financeiras oferecem linhas de crédito que incluem desde a compra de material até a realização da obra completa.

Por que fazer
Reformas são importantes e devem ser feitas quando os prédios apresentam algum tipo de problema ou até mesmo por estarem ultrapassados. Ter um local bonito e funcional faz a diferença na rotina de alunos e funcionários. Espaços amplos, fluidos, iluminados e visualmente agradáveis podem influenciar até mesmo no desempenho dos alunos e na quantidade de matrículas. Além disso, com as instalações em dia e os materiais mais indicados para determinadas áreas, a segurança estará garantida.

Tipos
É possível reformar apenas as instalações hidráulicas e elétricas, caso apresentem problemas. Uma renovação total, por sua vez, é mais trabalhosa e demanda tempo, mas irá garantir ambientes atuais e bem equipados. Há também quem opte apenas por uma nova pintura como forma de revitalizar o espaço, procedimento simples e rápido (aqui, a principal preocupação é escolher a tinta adequada para cada ambiente). Outra opção é o retrofit, que leva a diversas ações de modernização e readequação das instalações com o intuito de preservar aquilo que está bom na construção e estender a sua vida útil.

Onde encontrar:
Construtora Maloi: www.construtoramaloi.com.br
Construtora Progredior: www.progredior.com.br
Inbra Construtora: www.inbraconstrutora.com.br

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino Superior

Foto 1 - V Balanzá_3

Saúde mental dos universitários de diferentes países em alerta

+ Mais Informações
shutterstock_1528360379

Com poucos professores negros, faculdades não possuem programas...

+ Mais Informações
Revista Ensino Superior destaque

Cai ingressantes de até 24 anos

+ Mais Informações
IMG_20220315_145850155_

Universitários ganham banco digital

+ Mais Informações

Mapa do Site