Notícias

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 14/02/2015

18 anos sem Darcy Ribeiro

Para homenagear o pensador e político, reunimos o que foi publicado sobre ele em Educação e Língua

Mais do que escritor, educador e antropólogo, Darcy Ribeiro era um “fazedor”, como ele mesmo declarava: criou a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), no Rio de Janeiro, instituiu o ensino público em período integral com os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), idealizou obras como a Biblioteca Pública Estadual do Rio de Janeiro e o Centro Infantil de Cultura de Ipanema e estabeleceu um novo padrão de ensino médio com os Ginásios Públicos, além de ter publicado diversos livros.

Nesta terça-feira (17) se completam 18 anos da morte de Darcy. Por isso, reunimos o que as revistas Educação e Língua publicaram sobre o educador.

1. Carta para Darcy Ribeiro: uma análise de reformas educacionais à luz do pensamento do antropólogo

2. Trajetória de Darcy Ribeiro é tema de documentário

3. De causas e causos: Darcy Ribeiro no traço e nas palavras do arquiteto e jornalista Marcílio Godoi

 
Darcy Ribeiro está entre os dez nomes da primeira edição do especial Educadores Brasileiros, que reúne perfis de quem marcou a educação brasileira. A revista pode ser adquirida na Loja Segmento.


Leia Notícias

American,Girl,Learning,About,Coding,Engineering,Prompt,While,Diverse,Students

Educação para a IA deve resultar em mais autonomia e menos dependência

+ Mais Informações
7D7A0128 (1)

Prêmio Top Educação 2026 anuncia os vencedores

+ Mais Informações
Happy,Female,Teacher,Assisting,Students,In,Classroom,,Educating,Children,,Learning

85% dos professores declaram satisfação com o trabalho, apenas 22%...

+ Mais Informações
Afluentes 2025.jpg

Formação gratuita sobre cultura e justiça socioambiental

+ Mais Informações

Mapa do Site