Portal reúne história da ditadura militar brasileira e tem conteúdo para professores

A Secretaria Especial de Direitos Humanos lançou um portal com conteúdo didático sobre a ditadura militar. O Memórias da Ditadura reúne vídeos, textos e um espaço do educador, que fornece material e guias para os professores tratarem do assunto em sala de aula. O objetivo é levar informação a quem não conhece esse período da história brasileira.

O portal conta com guias que tratam dos diversos assuntos que permearam os 21 anos da ditadura militar no Brasil. Entre eles, estão os movimentos de resistência, a repressão, a arte no período e até o contexto internacional do momento. O conteúdo também cita alguns militares que não apoiaram o golpe e os civis que o fizeram. O portal foi desenvolvido pelo Instituto Vladimir Herzog, com a participação de consultores e profissionais das áreas de educação e comunicação.

Nele, há sequências didáticas sobre 12 conteúdos orientando os professores sobre como abordá-los em sala de aula. Os planos de aula também indicam livros, textos e filmes para os alunos.