Notícias

Chile lidera educação na América Latina e Brasil melhora em matemática

Estudo indica que, no 4º ano, mais de 60% dos brasileiros não têm nota satisfatória em leitura e matemática

Publicado em 05/12/2014

por Redação revista Educação

Segundo o Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (Terce), realizado pela Unesco, os estudantes brasileiros obtiveram evolução em matemática entre 2006 e 2013. Dos 15 países da América Latina e do Caribe avaliados, o Chile foi o país que se destacou, tendo as melhores médias em matemática e leitura. O estudo foi feito com alunos do 4º e do 7º ano do ensino fundamental.

De acordo com o Terce, 64% dos brasileiros do 4º ano não dominam as habilidades necessárias em leitura e 61% em matemática, ou seja, não alcançaram pontuação tida como “boa” ou “ótima”. No 7º ano, os resultados são melhores. Foram 51,7% dos estudantes avaliados com nível “bom” ou “ótimo” em matemática e 53,05% dos avaliados em leitura. No Brasil, 85% ficaram abaixo do “ótimo” ou “bom” na disciplina de ciências, avaliada apenas no 7º ano.

De 2006 a 2013, no 4º ano, a média do Brasil em matemática foi de 505,03 para 539,54. No 7º ano, subiu de 499,42 para 519,63. Na leitura, o rendimento dos alunos do 4° ano cresceu 15,76 pontos, enquanto os estudantes do 7° ano ficaram com rendimento estagnado na disciplina, com crescimento de apenas 3,61 pontos.

No Chile, 65% dos alunos do 4º ano foram avaliados satisfatoriamente em leitura e 60% em matemática. No 7º ano, quase 70% dos chilenos foram avaliados como bons ou ótimos em leitura e 75% tiveram o mesmo desempenho em matemática.

Quando comparados os gastos em educação pública em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) dos países participantes, o Brasil aparece como o terceiro que mais investiu na área, atrás apenas da Argentina e da Costa Rica. Os dados usados foram de 2012.

O indicador avaliou 134 mil estudantes de mais de 3.200 escolas da região. Os países participantes foram: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e o estado mexicano de Nuevo León.

Com informações da Agência Brasil

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site