NOTÍCIA

Ensino Superior

Prêmio destaca talentos universitários

Empreendedorismo, inovação e responsabilidade social foram reconhecidos

Publicado em 06/11/2014

por Redação Ensino Superior

Crédito: Carlos Della Rocca

Jesús Zabalza abre os Prêmios Santander Universidades 2014. Crédito: Carlos Della Rocca

Apostar no conhecimento, na educação e nos jovens como atores da mudança da realidade. Para Jesús Zabalza, executivo-chefe do Santander no Brasil, esse é o mote dos Prêmios Santander Universidades 2014. No seu discurso de abertura, Jesús destacou as iniciativas que as instituições de ensino superior precisam valorizar nos próximos anos. “Em primeiro lugar, as universidades devem desempenhar um papel de liderança social. Em segundo, é necessário reformar os modelos de formação e da própria oferta de ensino. Terceiro, a internacionalização deve deixar de ser uma opção para ser tornar uma condição indispensável da universidade do século 21.” Para ele, também é preciso investir fortemente em pesquisa, desenvolvimento e inovação, juntamente com a colaboração entre universidade e empresas. Além disso, destaca a necessidade da imersão digital das instituições.
Finalistas de todo o país acompanharam a entrega dos prêmios, nas categorias de “Empreendedorismo”, “Ciência e Inovação”, “Universidade Solidária” e “Guia do Estudante – Destaques do Ano”, somando mais de R$ 2 milhões em prêmios, além de bolsas de estudos internacionais. Na categoria “Empreendedorismo”, as instituições privadas ganharam 3 dos 5 prêmios concorridos. O Grupo Uninter, O Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) e o Grupo Anhanguera foram premiadas por projetos na área de tecnologia aplicada à saúde, química industrial e impressão 3D. Já na categoria “Guia do Estudante – Destaques do Ano”, a Faculdade de Tecnologia de Americana (Fatec-Americana) e o Centro Universitário Salesiano (Unisal) estiveram entre as 5 premiadas com os projetos “Aproximando Futuros Gestores Internacionais” e “Pedagogia Universitária: Projeto Professor Observador e Professor Iniciante”, respectivamente. Confira a lista completa de vencedores aqui.
Também estava presente Marco Antonio Zago, reitor da Universidade de São Paulo (USP), que apontou a importância da premiação na relação entre as instituições de ensino superior e a sociedade. “A premiação destaca e revela uma visão a respeito das universidades que valoriza as relações pessoais, as relações entre as universidades, a relação da universidade com a sociedade, com o empreendedorismo e a inovação, inclusive, a inovação no ensino.” Nesse ano, foram inscritos mais de 20.000 projetos de estudantes de graduação e pós-graduação e pesquisadores. Segundo o Santander Universidades, 1.067 instituições de ensino superior participaram da premiação em 2014, o que representa o crescimento de 73% em relação ao ano passado. Ao longo de 10 anos, foram recebidas inscrições de mais de 66 mil projetos. Os Prêmios Santander Universidade aconteceram no dia 05/11, em São Paulo.

Autor

Redação Ensino Superior


Leia Ensino Superior

Foto 1 - V Balanzá_3

Saúde mental dos universitários de diferentes países em alerta

+ Mais Informações
shutterstock_1528360379

Com poucos professores negros, faculdades não possuem programas...

+ Mais Informações
Revista Ensino Superior destaque

Cai ingressantes de até 24 anos

+ Mais Informações
IMG_20220315_145850155_

Universitários ganham banco digital

+ Mais Informações

Mapa do Site