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A questão é…

Como o Censo da Educação Superior influencia a instituição? Yara Pires Gonçalves / UniToledo Os dados do censo, assim como os detectados pela CPA e Avaliação Institucional,  subsidiam um diagnóstico que nos permite identificar necessidades e potencialidades na área acadêmica e tomar decisões para supri-las […]

Publicado em 22/10/2014

por Ensino Superior

Como o Censo da Educação Superior influencia a instituição?
1Yara Pires Gonçalves / UniToledo
Os dados do censo, assim como os detectados pela CPA e Avaliação Institucional,  subsidiam um diagnóstico que nos permite identificar necessidades e potencialidades na área acadêmica e tomar decisões para supri-las e/ou redirecioná-las.  A gestão da IES é planejada à luz desses parâmetros, quer no planejamento dos projetos pedagógicos, capacitação docente e criação de novos cursos, quer nas melhorias de infraestrutura e demais áreas correlatas, com a finalidade de atender às necessidades sociais, legais e institucionais.
 
2Elmara Lucia de Oliveira Bonini / Unaerp
Consideramos as pesquisas fundamentais e trabalhamos com estudos e indicadores de qualidade desde a década de 1980. Naquela época, já desenvolvíamos pesquisas de autoavaliação institucional para apoiar nossos processos de gestão. Hoje, o Censo da Educação Superior, entre outras pesquisas governamentais privadas, nos auxiliam na manutenção e ampliação das políticas institucionais, inclusive as de inclusão social. Somam-se a essas informações os nossos indicadores internos como a pesquisa do Perfil do Ingressante, que desenvolvemos desde 1995, e os resultados de estudos relativos à empregabilidade dos nossos egressos.
3Felipe Barros / Bilac
O Censo da Educação Superior é um momento de reflexão para as instituições sobre o mercado. Como os dados são públicos, as instituições universitárias recebem um grande estudo do segmento de Educação, o que permite uma comparação e análise de outras instituições, região ou curso específico. Com essas informações, as instituições podem fazer os ajustes necessários à sua estratégia, como, por exemplo, viabilizar um novo curso ou monitorar o ciclo de vida dos em andamento. Nós acreditamos no poder da informação e nos abastecemos dela para nortear nossas ações, visando, sempre, a qualidade dos cursos e, consequentemente, a formação de alunos preparados para o mercado de trabalho.
4Romana Fortes Bernardo / Unisal
O Censo da Educação Superior certamente influencia as iniciativas da nossa instituição na medida em que fornece pistas relativas àquelas informações que de algum modo projetam a forma como o Ministério da Educação (MEC) atua ou pretende atuar em ações futuras. Um bom observador saberá analisar cuidadosamente e utilizar os referenciais contidos no Censo como ferramenta certeira para uma gestão bem estruturada, focada em bons resultados e alinhada com as expectativas organizacionais impostas pelo Ministério da Educação.

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