Notícias

Dia dos professores: jornalistas relembram educadores que marcaram sua trajetória

Em 15 de outubro comemora-se o dia dos professores. Mais do que uma data para dar presentes e cumprimentos, este dia serve para relembrar a importância que os mestres têm na vida de cada pessoa, já que seu trabalho está presente na formação de todos os […]

Publicado em 15/10/2014

por Redação revista Educação

Em 15 de outubro comemora-se o dia dos professores. Mais do que uma data para dar presentes e cumprimentos, este dia serve para relembrar a importância que os mestres têm na vida de cada pessoa, já que seu trabalho está presente na formação de todos os profissionais. É para desejar um feliz dia dos professores que as integrantes da redação web da Editora Segmento recordaram dos mestres que mais marcaram suas vidas:

Eu devo muito à formação que tive na educação básica, mas durante esse período nenhum professor se destacou isoladamente de uma maneira transformadora. O professor que mais marcou minha vida me deu aula de literatura no cursinho. O que é engraçado, porque no cursinho em geral a gente assiste às aulas só porque quer passar no vestibular. Mas com o professor Zé Emílio era diferente. Ele era divertido e ácido e, durante suas aulas, relacionava o conteúdo de maneira intrigante a uma crítica à sociedade e, muitas vezes, a nós. Muitos ficavam ofendidos ou achavam isso chato, e não abriam suas cabeças para aquelas reflexões. Certa vez, ele disse a minha sala que lembraríamos dele apenas pelas piadas, não pelas críticas. Na época eu pensei o que hoje tenho certeza: pouco lembro das piadas, mas as provocações e questionamentos ficarão para sempre, e fazem parte dos questionamentos que faço hoje como cidadã e também como profissional.

Carmen Guerreiro, editora de web

Escrever apenas sobre um professor que marcou minha vida não seria justo. Como não falar da Dona Cristine, professora de português da 4ª série, que foi a primeira a perceber meu gosto pela escrita e me incentivou a me aventurar pelo mundo das palavras? Ou da Ana Beatriz, de educação física, que me fez superar meus limites em uma corrida de resistência? Não posso esquecer também da alemã Frau Braun, que compartilhou comigo lembranças felizes de sua infância na Alemanha Oriental e me fez perceber que toda moeda tem dois lados. O que dizer então da Diva, do Alexandre, da Maria Filomena, do Reynaldo e tantos outros que marcaram minha trajetória escolar não apenas por me ensinar conteúdos, mas por terem de alguma forma me ajudado a crescer além do conforto que a minha escola proporcionava?

A professora que mais marcou minha vida, no entanto, não estava dentro das salas de aula. Dona Mônica já era coordenadora pedagógica quando pegou minha turma. Firme, mas sempre paciente, me recebia dia sim dia não na sala dela. Como boa adolescente, eu adorava questionar os professores, mesmo quando não tinha nada a ser questionado. Com ela aprendi a expor minhas opiniões, mas sem ter que ir para a diretoria toda vez que tentava fazer isso. Foi ela também que me incentivou a montar uma chapa e concorrer à presidência do Grêmio Estudantil. Na 8ª série, escrevi uma matéria para um jornal interno sobre como Dona Mônica tinha se dedicado à escola: de aluna à coordenadora. Pouco tempo depois ela me chamou em sua sala para contar que sua história como educadora ali tinha acabado. Foi quando descobri que escolas também são empresas. Em seu último dia, organizamos uma surpresa e entregamos um vídeo de despedida. Depois disso, tive pouco contato com a Dona Mônica, mas dez anos depois, nesse Dia dos Professores, acho que encontrei uma boa oportunidade de agradecê-la.

Deborah Ouchana, subeditora de web

Durante a terceira série do ensino fundamental, eu tinha apenas 8 anos, mas amadureci muito. A professora Nere não nos tratava como bobos e nem subestimava nossa esperteza. Em suas aulas – que na verdade eram bate-papos -, ela falava sobre diversos assuntos e contava curiosidades que me são úteis até hoje. Ela nos ensinou a escrever com caneta esfereográfica e não chamar mais os professores de “tio” e “tia”. O incrível é que, mesmo naquela classe com quase 40 alunos, ninguém fazia bagunça.

Lara Deus, estagiária de web

Tive ótimos professores, mas o que mais marcou se chamava João Fernandes. Ele era professor de Redação do Ensino Fundamental e ensinava muito além de técnicas, ensinava sobre a coisas da vida, a poesia das pequenas coisas e lia O Pequeno Príncipe na sala de aula. Sua aula era diferente e ele costumava deixar os alunos sozinhos na hora de testes e provas, acreditando na honestidade dos estudantes. E, de fato, ninguém colava.

Márcia Soligo, subeditora de web

Durante os últimos quatro anos escolares, as aulas de língua portuguesa foram ministradas pela mesma professora. Thereza (ou Thethê, como a chamávamos) foi a responsável por nos ensinar o uso correto da vírgula, por descomplicar a organização sintática e por nos introduzir ao universo literário. Mas o mérito maior foi transmitir, com a sua característica ironia, a dedicação e o fascínio pela profissão. O modo como a chamávamos já revela a relação próxima com os alunos, que ela fazia questão de manter. Thethê foi uma das poucas professoras que tive que não se impunha pelo medo ou pela raiva de seus alunos – e talvez por isso tenha sido também a mais respeitada e relembrada daquele colégio. Além de incentivar o nosso pensamento crítico nas propostas de redação que elaborava, Thereza tentava extrair de nós o que tínhamos de melhor: ela foi peça-chave na escolha da minha carreira e também na de outros alunos da minha turma.

Nathália Aguiar, estagiária de web

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site