NOTÍCIA

Carreira

Em Manaus, professora mobiliza comunidade escolar para organizar um sarau

Realizado em uma região carente do município, projeto envolve diferentes áreas do conhecimento

Publicado em 07/10/2014

por Marta Avancini

Em Manaus, professora mobiliza comunidade escolar para organizar um sarau

Marcio Silva
Mesmo com Anna fora da escola, a comunidade mantém seu projeto, ajudando no cenário e figurinos

A professora Ana Telles começou em 2010 um projeto multidisciplinar com alunos de 6 a 9 anos, que resultou num “sarau” para a comunidade. As crianças estudaram sobre plantas e animais, trabalharam a leitura com poesias da Arca de Noé, de Vinicius de Morais, depois conheceram as músicas e, por fim, montaram coreografias. “O projeto envolveu conhecimentos das mais diversas áreas: ciências e pesquisa científica, geografia, artes, letramento e alfabetização. Também tem toda uma preparação para a criança declamar em público”, conta Ana.

As crianças participam de todo o processo, montando cenários e fazendo os figurinos. A comunidade carente da região adorou – e adotou – a iniciativa. Nos anos seguintes, recolheram dinheiro para melhorar os cenários, mães ajudaram a costurar as roupas, conseguiram um auditório emprestado de uma escola vizinha. No ano passado, uma rede de TV local foi à comunidade fazer matéria. O projeto continuou crescendo até mesmo quando, há dois anos, Ana foi transferida para outra escola. “Plantei uma sementinha e agora o projeto continua com as próprias pernas – e pode ser mantido por muitos anos, basta ter boa vontade”, diz a professora.

É claro que, mesmo de longe, Ana fez questão de se manter envolvida, atuando como uma espécie de mentora. “Além de mobilizar a todos, a escola está evoluindo no Ideb, as crianças estão lendo melhor. Isso é ótimo, em especial por ser uma área de risco social”, conta. E a docente não para nunca: Ana começou um projeto semelhante na nova escola, só que com alunos de ensino médio. “Trouxe o projeto em formato para adolescentes.”

Leia mais: como professores de todo o Brasil transformaram a vida de seus alunos

*Reportagem publicada originalmente na edição 210 de Educação, com o título “Profissão: transformar”

Autor

Marta Avancini


Leia Carreira

shutterstock_1898382646_2

O que você precisa saber sobre a Política Nacional de Educação Digital

+ Mais Informações
educacao-humanizadora

Por uma educação humanizadora

+ Mais Informações
Estudantes chegam para o primeiro dia de prova do Enem 2021.

Enem 2021: o mais branco e elitista dos últimos anos

+ Mais Informações
etec

Como é ser professor do ensino técnico em São Paulo

+ Mais Informações

Mapa do Site