NOTÍCIA

Agenda

II Fórum Mundial de Dislexia

Evento acontece em Belo Horizonte, no campus da UFMG, e reúne especialistas estrangeiros e brasileiros

Publicado em 24/07/2014

por Redação revista Educação

De 17 a 20 de agosto acontece, em Belo Horizonte, a 2ª Edição do Fórum Mundial de Dislexia (II World Dyslexia Forum), encontro promovido pelo comitê científico Dyslexia International, com o apoio da Unesco/ONU, reunindo 27 renomados pesquisadores estrangeiros e 13 brasileiros, no campus da UFMG.

O foco principal do evento – Políticas Públicas: abrindo canais para a identificação precoce e para as melhores práticas de alfabetização – remete à necessidade de treinamento dos professores para identificar e ensinar crianças disléxicas, de modo a garantir a elas uma porta de entrada eficiente no processo educacional, sem a qual a sequência do seu aprendizado será comprometida. O II Fórum é parte de uma série de cinco eventos que serão promovidos em cada uma das cinco regiões designadas pela Unesco: Europa e América do Norte (o I Fórum, já ocorrido na França, em 2010); América Latina e Caribe (Brasil, 2014); África (Maurício, 2016); Estados Árabes (País a ser determinado, 2018) e Ásia e Pacífico (País a ser determinado, 2020).

Políticas públicas e troca de experiências
Pesquisadores brasileiros e estrangeiros e autoridades educacionais discutirão experiências de políticas públicas bem sucedidas que possam ser tomadas como referência para a orientação de políticas brasileiras para enfrentar esta questão. O que se espera, com o Fórum, é que os avanços científicos na prevenção de problemas de aprendizagem da leitura e da escrita; na identificação de crianças em risco de desenvolver estes problemas e daquelas que já os apresentam se tornem conhecidos do público e principalmente dos gestores da Educação, para se atingir ensino adequado e de qualidade para todas as crianças da América Latina e do Caribe, inclusive as que têm necessidades especiais.

Além dos cientistas, especialistas em educação, professores de escolas públicas de nível básico e outros profissionais da área educacional, estudantes de graduação, mestrado e doutorado vão compartilhar experiências sobre o desenvolvimento da leitura e alfabetização.

Entre as atividades – como continuidade ao fórum em Paris que deu origem à sequência de eventos internacionais – está a sessão World Profile, na qual representantes das seis línguas oficiais da Unesco (árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol) apresentarão relatos dos trabalhos sobre “A melhor prática no ensino da leitura e da escrita”, desenvolvidos a partir de 2010.

Confira a programação no site do Fórum, onde também serão aceitas as inscrições: www.wdf2014.com.br

Local do encontro: Centro de Atividades Didáticas (CAD-1) da UFMG – Campus Pampulha – (Av. Antônio Carlos, 6627)
Data: 17 a 20 de agosto de 2014

 

Autor

Redação revista Educação


Leia Agenda

conversas-que-transformam-arvore

Conversas que Transformam: congresso digital da Árvore chega à sua 3ª...

+ Mais Informações
GEE 2016

Grande Encontro da Educação 2016 | Participe

+ Mais Informações
agenda-2

VII Simpósio de Acampamentos Educativos 10 a 12 de junho/16

+ Mais Informações

VII Simpósio de Acampamentos Educativos será realizado em Mairiporã

+ Mais Informações

Mapa do Site