NOTÍCIA
Alunos de pedagogia colocam o aprendizado em prática na brinquedoteca que atende a comunidade carente por Juliana Duarte Brincadeiras para uns, aprendizado para outros. Enquanto as crianças carentes da região de Guarulhos (SP) se divertem, os alunos de pedagogia das Faculdades Integradas Torricelli exercitam aquilo […]
Alunos de pedagogia colocam o aprendizado em prática na brinquedoteca que atende a comunidade carente
por Juliana Duarte
Brincadeiras para uns, aprendizado para outros. Enquanto as crianças carentes da região de Guarulhos (SP) se divertem, os alunos de pedagogia das Faculdades Integradas Torricelli exercitam aquilo que aprenderam em sala de aula.
Esse trabalho é realizado na mais nova brinquedoteca da instituição. O espaço, inaugurado em junho de 2012, funciona como um laboratório de ideias que também prepara para o mercado de trabalho. “A ideia surgiu a partir da necessidade de ter esse local para o exercício da teoria e a realização de atividades práticas”, comenta Antonio Rodolfo Siqueira, coordenador do curso. O projeto é aberto a alunos de diferentes períodos que tenham interesse em participar, sempre sob a supervisão dos professores. “Dessa forma, eles trabalham os pilares da educação: aprender a fazer, a conviver a ser”, afirma o coordenador.
Todas as atividades na brinquedoteca têm foco educativo e são elaboradas pelos alunos de acordo com o conteúdo aprendido em sala de aula. Crianças de escolas públicas, privadas e da comunidade podem desfrutar gratuitamente do ambiente, que abre três vezes por semana, sempre no período da manhã. Além disso, não há limite de idade para recebê-los, ainda que cada grupo seja limitado a 20 crianças.
Um dos principais benefícios obtidos ao longo desses oito meses de projeto, de acordo com o coordenador do curso, é o interesse dos alunos. “Eles participam sempre, propõem ideias e costumam dar ótimas sugestões”, ressalta. Esse interesse estimulou outra característica que faz a diferença para os profissionais da área: a vontade de trabalhar em grupo. “Nossos estudantes aprenderam a atuar sempre com respeito ao próximo, o que é um retorno muito satisfatório”, comemora Siqueira.
Além disso, o sucesso do projeto é tanto que a instituição planeja colocar a brinquedoteca em outro local, que possibilite ampliar o espaço e atender mais pessoas. Equipá-la melhor também faz parte do planejamento. “Nosso objetivo é oferecer um trabalho de excelência e servir de exemplo para outras instituições”, comenta o coordenador.
Brinquedoteca |
Data da inauguração: junho de 2012 Atividades realizadas: recreação com as crianças da comunidade Número de vagas: grupos de 20 crianças por vez Alunos participantes: todos do curso de pedagogia da instituição |