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Ensino Superior

A questão é…

 Como a instituição trabalha a formação docente continuada? Valdemar Sjlender / Ceulm Ulbra Promover a educação continuada dos educadores é um princípio básico da instituição, para que eles permaneçam constantemente atualizados e inovadores, o que se reflete na qualidade de ensino. Assim, o centro universitário […]

Publicado em 27/03/2013

por Redação Ensino Superior

 Como a instituição trabalha a formação docente continuada?
1
Valdemar Sjlender / Ceulm Ulbra
Promover a educação continuada dos educadores é um princípio básico da instituição, para que eles permaneçam constantemente atualizados e inovadores, o que se reflete na qualidade de ensino. Assim, o centro universitário investe em programas próprios de pós-graduação, lato e stricto sensu, dos quais os docentes recebem incentivos mediante descontos, bem como são estimulados a procurar sua qualificação em outras instituições. Além desses programas, historicamente no início de cada semestre, através da coordenação de ensino, organizamos seminários de qualificação docente.
2Luiz Carlos Soares / Univem
A formação continuada integra o planejamento estratégico, pois o sucesso de toda ação depende do comprometimento e sintonia da equipe. Oferecemos cursos de especialização lato sensu na própria instituição e realizamos com frequência treinamentos na área de Tecnologia da Informação. Assim, os docentes podem acompanhar a evolução do sistema operacional e das novas ferramentas disponíveis ao processo de ensino e aprendizado. Incentivamos a participação em congressos e seminários, bem como a publicação de obras autorais, através do selo “Coleção Univem”.
3Mary Rangel / Unilasalle-RJ
Para garantir esse importante processo, a formação docente continuada está prevista no Projeto Político-Pedagógico Institucional como processo permanente na instituição. Dessa maneira, as práticas incluem orientação pedagógica e didática em início de cada semestre letivo, além de outras questões sugeridas pelos resultados da Auto-avaliação Institucional e por indicações que emergem da sequência cotidiana do trabalho pedagógico. Também publicamos a revista Conhecimento & Diversidade, que promove o intercâmbio de artigos que ampliam as perspectivas de contribuições à formação dos educadores.
4
Ary Baddini Tavares / Fig-Unimesp
Uma das grandes preocupações do centro universitário, até mesmo para garantir a qualidade de ensino da instituição, é buscar manter sempre um elevado número de pós-graduados em seu corpo docente. Além disso, a preferência pelos docentes mais antigos e com mais experiência é uma linha de conduta do centro. Essa iniciativa também serve como incentivo para que todos os professores se atualizem de maneira constante. Também, para estimulá-los a se desenvolverem nas áreas em que atuam, há situações em que promovemos o financiamento de cursos em outras reconhecidas instituições superiores, tanto no Brasil como em outros países.

Autor

Redação Ensino Superior


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