Notícias

Concurso cultural Dia do Professor: o vencedor

A equipe da revista Educação parabeniza o professor Marcelo Gerace Mello, de São Paulo (SP), pelo relato vencedor do Concurso Cultural ‘Dia do Professor’! A missão era escrever um depoimento sobre como foi seu primeiro dia de aula como docente. No total, 155 profissionais da […]

Publicado em 15/10/2012

por Redação revista Educação

A equipe da revista Educação parabeniza o professor Marcelo Gerace Mello, de São Paulo (SP), pelo relato vencedor do Concurso Cultural ‘Dia do Professor’! A missão era escrever um depoimento sobre como foi seu primeiro dia de aula como docente.

No total, 155 profissionais da Educação Básica em todos os estados brasileiros contaram sua história. O premiado receberá em casa a coleção Biblioteca do Professor, com volumes sobre os pensamentos de intelectuais como Freud, Nietzsche, Foucault e Hannah Arendt a respeito da educação.

Confira, abaixo, o relato vencedor.

Minha primeira aula, como professor, foi aos dezenove anos, para uma turma de 3º médio, suplência. A porta ficava ao fundo da sala e lembro daqueles rostos, ansiosos e curiosos, olhando para trás e se perguntando quem seria aquele adolescente usando avental que se aproximava da sala deles. O frio na barriga já se estendia a todo meu corpo e, após o “bom dia”, segui em linha reta até chegar à lousa. Lá, escrevi meu nome e levei alguns segundos até conseguir virar e olhá-los nos olhos. Pensei que sofreria rejeição por ser, além de professor, o caçula da turma. Porém, a reação foi a contrária: acabei me tornando um modelo para eles. Constantemente, diziam a mim: “Quanto tempo perdi. Olha onde você está, tão novo, e olha onde eu estou”. Mas eu, com muito otimismo, mostrava aonde eles poderiam chegar em pouco tempo, dependendo apenas da dedicação de cada um. Estive com eles apenas por seis meses. Isso ocorreu em 2001, mas até hoje tenho a fisionomia e o nome de todos em minha memória, além de um cão da raça cocker que ganhei da turma quando se formaram.
Marcelo Gerace Mello, professor de ensino médio em São Paulo

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site