Notícias

Mais para a formação

Confira levantamento feito pela revista Educação dos mestrados que abordam linhas específicas da educação

Publicado em 16/07/2012

por Redação revista Educação

Na reportagem “Tendências em formação” (edição 183) coordenadores de cursos mostram que tem crescido a oferta de especializações em linhas específicas, mas também com abordagem interdisciplinar. Abaixo, os professores podem conferir levantamento realizado pela Educação dos cursos disponíveis no mercado que seguem essa tendência. Os cursos foram selecionados segundo avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Leia mais: ter pós-graduação faz diferença?

Educação (Currículo)
Onde:
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)
Tipo: Mestrado
Programa: o objetivo é formar educadores pesquisadores, elaborando conhecimentos em educação, especificamente em currículo. O programa é organizado em torno de seis linhas de pesquisa distintas: políticas públicas e reformas educacionais e curriculares; currículo e avaliação; currículo, conhecimento, cultura; educadores; interdisciplinaridade; novas tecnologias na educação.
Mais informações

Psicologia da Educação
Onde:
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)
Tipo: Mestrado
Programa: o objetivo é formar professores e pesquisadores a partir das contribuições da psicologia da educação. O programa segue duas linhas de pesquisa: processos psicossociais na formação e no exercício profissional de educadores; e desenvolvimento, ensino e aprendizagem.
Mais informações

Educação: História, Política e Sociedade
Onde:
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC)
Tipo: Mestrado
Programa: os objetivos do curso são desenvolver estudos e pesquisas avançados relativos à educação, com ênfase na educação brasileira, e preparar  profissionais da educação para as atividades próprias de investigação científica. As linhas de pesquisa do curso são historiografia e história da educação e perspectiva das ciências sociais.
Mais informações

Educação Escolar
Onde:
Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus Araraquara
Tipo: Mestrado
Programa: As atividades desenvolvidas visam a preparar mestrandos e para produzirem conhecimentos sobre o sistema educacional, nos aspectos do seu papel socializador; das políticas educacionais dos Estados; da sua operacionalidade no que se refere à gestão dos recursos materiais e humanos; das suas ações efetivas nas unidades escolares no que se refere ao ensino e à aprendizagem; da formação dos seus professores; das relações estabelecidas entre ele e outros agentes de socialização, formal e informal; da história que o influenciam e de outros aspectos relevantes que mantém relações pertinentes com ele.
Mais informações

Educação – Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Onde:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Tipo: Mestrado
Programa: suas duas linhas de pesquisa abordam a relação entre formação de professores, história, memória e práticas educativas, buscando compreender suas implicações na educação, e a produção dos processos educativos escolares ou não-escolares.
Mais informações

Educação, Cultura e Comunicação
Onde:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Tipo: Mestrado
Programa: seu principal objetivo é investigar os problemas específicos na formação e na prática dos profissionais da educação e suas relações com as atuais políticas educacionais.
Mais informações

Educação, contextos contemporâneos e demandas populares
Onde:
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Tipo: Mestrado
Programa: o curso tem como objetivo consolidar na Baixada Fluminense um espaço público de formação de pesquisadores na área de educação, comprometidos com as demandas populares. Suas linhas de pesquisa voltam-se para a análise do fenômeno educacional, em busca da apreensão do papel das práticas educativas no enfrentamento das desigualdades sócias.
Mais informações

Educação Ambiental
Onde:
Universidade Federal do Rio Grande (FURG)
Tipo: Mestrado
Programa: tem como meta a formação de docentes-pesquisadores capazes de contribuir para produção de conhecimentos e sua transformação no campo da educação ambiental, a partir de um enfoque científico, humanístico e interdisciplinar das questões educacionais, ecológicas e sócio-ambientais
Mais informações

Educação e Contemporaneidade
Onde:
Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Tipo: Mestrado
Programa: dividido em três linhas de pesquisa: “Processos Civilizatórios: Educação, Memória e Pluralidade Cultural”, ” Educação, tecnologias Intelectuais, Currículo e Formação do Educador” e” Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável”.
Mais informações

Educação nas Ciências
Onde:
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)
Tipo: Mestrado
Programa: busca desenvolver pesquisas e produção de conhecimentos na área da educação que contribuam para a formação de educadores, o desenvolvimento de currículos e a gestão do sistema escolar
Mais informações

Processos socioeducativos e práticas escolares
Onde:
Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)
Tipo: Mestrado
Programa: investiga questões relacionadas aos processos de ensino-aprendizagem, às práticas de letramento, avaliação e currículos, às trajetórias e estratégias escolares de diferentes sujeitos sociais, à produção de conhecimento em contextos educativos, à cultura escolar e suas práticas e à compreensão de linguagens que contribuem para a expressão do educador.
Mais informações

Educação e Tecnologia
Onde:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSUL)
Tipo: Mestrado profissional
Programa: O  objetivo do curso é desenvolver a capacitação profissional, articulando formação docente e novas tecnologias educacionais. O programa é dividido em duas linhas “Linguagens verbo-visuais e Tecnologias” e “Políticas e Práticas de Formação”.
Mais informações

Formação de Professores
Onde:
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Tipo: Mestrado profissional
Programa: aborda teorias e práticas de leitura em sala de aula, além de estudos sobre a linguagem e suas interfaces com as tecnologias digitais, com ênfase na leitura oral e compreensão de texto em ambientes virtuais de ensino e aprendizagem.
Mais informações

Ensino na Saúde
Onde:
Universidade Federal de Goiás (UFG)
Tipo: Mestrado profissional
Programa: aborda três linhas de pesquisa: “Processos Educativos no Ensino em Saúde”, “Processos Educativos no Trabalho em Saúde”, “Concepções e Práticas na Formação dos Profissionais de Saúde”.
Mais informações

Gestão e Práticas Educacionais
Onde:
Universidade Nove de Julho (UNINOVE)
Tipo: Mestrado profissional
Programa: dividido em três linhas de pesquisa e de intervenção em “Gestão Educacional”, “Práticas Pedagógicas” e “Práticas Políticos Sociais”, com o objetivo de articular teoria e prática.
Mais informações
 

Autor

Redação revista Educação


Leia Notícias

PNLD-Educacao-Infantil (1)

Reunião técnica sobre o PNLD Educação Infantil será transmitida ao...

+ Mais Informações
Grupo-Vitamina_Eugenio

Grupo Vitamina: como prevenir golpes em escolas

+ Mais Informações
Assessoria Pedagógica Remota_Editora do Brasil_2

Revolucionando a educação: descubra a Assessoria Pedagógica Remota da...

+ Mais Informações
Prêmio Educador Transformador

Premiação reconhece projetos que visam educação transformadora

+ Mais Informações

Mapa do Site