NOTÍCIA

Agenda

Programa Escola de Fábrica começa aulas em junho

Jovens receberão qualificação e auxílio financeiro

Publicado em 10/09/2011

por Redação revista Educação


As aulas do programa Escola de Fábrica, do Ministério da Educação (MEC), começam no dia
13 de junho

em diversos municípios de 19 unidades da Federação. O objetivo do projeto é qualificar profissionalmente jovens de 16 a 24 anos que estejam matriculados na rede pública regular do ensino básico ou nos programas educacionais do governo federal, e tenham renda familiar per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio.

O programa tem o apoio de unidades gestoras (prefeituras, organizações não-governamentais, secretarias estaduais e municipais de educação, fundações, escolas e cooperativas) e de unidades formadoras (empresas e indústrias onde funcionará o projeto). O MEC será o agente financeiro, fiscalizador e supervisor do processo.

Serão abertas inicialmente 500 escolas em fábricas de diferentes segmentos da economia. Cerca de dez mil jovens, nesta primeira fase de implantação (de junho até dezembro de 2005), receberão alimentação, uniforme, transporte, material didático e seguro de vida, bancados pelas empresas (unidades formadoras), que também liberarão espaço, mobiliário e instrutores para as turmas. Os alunos recebem também do MEC uma bolsa de meio salário mínimo. Somente na primeira fase, o ministério investirá R$ 25 milhões no projeto.

Até 30 de abril, as 83 unidades gestoras pré-selecionadas enviarão pelos correios ao MEC seus planos de trabalho, com indicação dos cursos que serão oferecidos e quais as empresas parceiras. O prazo é até o dia 29 para cadastramentos pela internet. O resultado será divulgado no dia 5 de maio. Na segunda quinzena de junho, o MEC lançará uma nova chamada para selecionar mais unidades gestoras.

Mais informações pelos telefones (61) 2104-8176 e (61) 2104-8122, pelo site



http://portal.mec.gov.br/setec



, ou diretamente no MEC, localizado na Esplanada dos Ministérios, bloco L, Anexo II, sala 100, CEP 70047-900, Brasília (DF).

(Fonte: MEC)

Autor

Redação revista Educação


Leia Agenda

conversas-que-transformam-arvore

Conversas que Transformam: congresso digital da Árvore chega à sua 3ª...

+ Mais Informações
GEE 2016

Grande Encontro da Educação 2016 | Participe

+ Mais Informações
agenda-2

VII Simpósio de Acampamentos Educativos 10 a 12 de junho/16

+ Mais Informações

VII Simpósio de Acampamentos Educativos será realizado em Mairiporã

+ Mais Informações