NOTÍCIA

Formação

Autor

Revista Educação

Publicado em 19/02/2026

Concurso de inovação e empreendedorismo mobiliza jovens

Campus Mobile, iniciativa do Instituto Claro, tem o propósito de incentivar a criação de soluções mobile com foco em transformação social

Com 447 projetos inscritos por 889 candidatos, a 14ª edição do Campus Mobile, iniciativa do Instituto Claro, já é recordista, e demonstra o crescimento de uma iniciativa inovadora. O concurso nacional de inovação e empreendedorismo tem o propósito de incentivar a criação de soluções mobile com foco em transformação social por estudantes universitários, mestrandos, doutorandos e recém-formados de todo o Brasil. Após a finalização do período de inscrições, 102 projetos foram selecionados para a etapa presencial que ocorreu na sede da Claro e no Inova USP, centro de inovação da Universidade de São Paulo. Os estudantes selecionados tiveram programação intensa unindo atividades, mentorias, oficinas focadas na evolução dos projetos, além do acompanhamento de psicólogos para garantir uma jornada de aprendizados. Os projetos foram apresentados em seis categorias: Diversidade, Educação, Entretenimento e Cultura, Green Tech & Agtech, Saúde e Tecnologias Assistivas e Tecnologias Urbanas.

Em 2025, estudantes da Universidade Federal de Pernambuco venceram o concurso nacional de inovação e empreendedorismo Campus Mobile com um jogo focado no resgate e fortalecimento de ritmos musicais nordestinos. A solução foi criada por Ivon Jonson Cavalcanti, estudante de design, Luiza Diniz Mendes Monteiro Luna e Maria Letícia Maranhão Nascimento, estudantes de ciência da computação. A proposta conquistou o primeiro lugar na categoria Entretenimento.

 

Leia também: O mergulho empreendedor por trás do Colégio Arena

 

Propósito alcançado

“Temos muito orgulho do crescimento do Campus Mobile e do comprometimento dos participantes ao longo dessas 15 edições. Além da inovação, também olhamos para os eixos de diversidade e temos cada vez mais representantes de todo o Brasil. No último ano, contamos com a inscrição de 889 pessoas, sendo que, entre as finalistas, 42% foram mulheres e 48% pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas. Esse é o propósito que permeia todas as ações do Instituto Claro”, comenta Daniely Gomiero, diretora de desenvolvimento humano organizacional, cultura e sustentabilidade na Claro, e vice-presidente de projetos do Instituto Claro.

Um dos finalistas na categoria Educação de 2026 é o projeto Nexo. O participante Mario Matheus Pombal Rebello conta como ocorreu essa ideia. “Tudo começou logo que entrei na faculdade (ULBRA Palmas), numa das primeiras matérias. Tive o desafio de encontrar um problema real e propor uma solução. Escolhi uma dor que eu sentia na pele: aquela velha história de que “vaga de entrada pede experiência, mas como ter experiência se ninguém dá o primeiro emprego?”.

Aurea Ferreira Nascimento, outra participante do projeto Nexo, diz que “durante a apresentação para a banca, que escolheria os trabalhos, uma das pessoas compartilhou que o filho dela enfrentava exatamente o mesmo problema que nós: a dificuldade de conseguir o primeiro emprego sem experiência. Foi aí que percebemos que o Nexo não era apenas uma solução para nós, mas para muitos outros jovens também”.

 

——

Revista Educação: referência há mais de 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica


Leia Formação

Mobile

Concurso de inovação e empreendedorismo mobiliza jovens

+ Mais Informações
Matemática

A matemática como direito

+ Mais Informações
Bad Bunny

O que Bad Bunny, no Super Bowl, sugere às salas de aula

+ Mais Informações
Cultura Oceânica | Escolas Azuis

O que são as Escolas Azuis e por que essa ideia tem se espalhado pelo...

+ Mais Informações

Mapa do Site