NOTÍCIA
Curso autoformativo, com duração de dez horas, capacita educadores para aplicarem conceitos e tecnologias como inteligência artificial, realidade virtual e realidade aumentada em sala de aula
Educadores de educação profissional e tecnológica (EPT) de todo o país podem realizar formação gratuita e online em economia criativa, ofertada pelo Itaú Educação e Trabalho. O curso autoformativo livre, que conta com emissão de certificado ao final, está disponível para realização a partir de 20 de janeiro, na plataforma da Escola Fundação Itaú.
A formação tem duração de dez horas e visa auxiliar educadores na compreensão e aplicação da economia criativa na prática pedagógica. Organizado em três módulos, o curso desenvolverá os temas de “Transformando o mundo com ideias”, “Criando com inteligência artificial” e “Criando com realidade virtual e realidade aumentada”.
Nas aulas, os educadores terão acesso a conteúdos e práticas que conectam criatividade, tecnologia, cultura e território, fortalecendo competências essenciais para o mundo do trabalho contemporâneo.
A partir da formação, os professores de EPT estarão aptos a compreender os fundamentos, setores e princípios da economia criativa, reconhecendo seu impacto social, cultural e econômico. O setor é uma das áreas citadas como promissoras e emergentes entre as carreiras do futuro no estudo O futuro do mundo do trabalho para as juventudes brasileiras, realizado pelo Itaú Educação e Trabalho em parceria com Fundação Roberto Marinho, Fundação Arymax, Fundação Telefônica Vivo e Juventudes Potentes.
“A economia criativa desponta como área essencial para as juventudes se prepararem para a atualidade e para o futuro do mundo do trabalho”, avalia Cacau Lopes da Silva, gerente de pesquisa, desenvolvimento e implementação do Itaú Educação e Trabalho.
Ao longo do curso, os educadores poderão exercitar práticas pedagógicas que integrem criatividade, tecnologia e território, favorecendo aprendizagens significativas. E, também, aplicar os conceitos e práticas vivenciados durante a formação para utilização das sequências didáticas de forma contextualizada às realidades locais.
Mais informações sobre a formação “economia criativa na educação profissional e tecnológica (EPT)” e inscrições podem ser acessadas na Escola Fundação Itaú.
_ _ _
Revista Educação: referência há mais de 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica