COLUNISTAS

Colunista

Damaris Silva

Mestre em letras e consultora de gestão de projetos educacionais para redes públicas e privadas de ensino

Publicado em 28/10/2024

Romper com a exclusão velada, para construir a escola inclusiva

Professora autista defende que a educação de pessoas com TEA deve se distanciar das limitações e focar nas habilidades

Em O cérebro do autista: pensando através do espectro (ed. Record), Temple Grandin nos convida a repensar o autismo, destacando a diversidade de formas de pensar e viver. Seu alerta contra rótulos rígidos, como os do DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais), é um ponto de partida fundamental para refletirmos sobre a inclusão no ambiente escolar. O autismo, nos lembra Grandin, é um espectro repleto de nuances, e compreender essa diversidade é essencial para que a educação realmente acolha todos os estudantes.

Entre 2022 e 2023, o número de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em salas de aula no Brasil cresceu 50%, chegando a 607.144 matrículas, segundo o Censo da Educação Básica. Esse aumento traz desafios e oportunidades: estamos, finalmente, abrindo espaço para que alunos neurodivergentes sejam parte integrante do ambiente escolar regular. Contudo, a inclusão demanda mudanças estruturais e estruturantes nas práticas pedagógicas.

——

Leia também

Promovendo a inclusão: terminologias e práticas na educação para todos

Sonya Douglass fala da luta pela equidade racial nas escolas

——

Grandin, autista, professora universitária e Ph.D. em zootecnia, nos provoca a ir além dos estereótipos e focar nas habilidades. Sua própria experiência é prova de que, com apoio adequado, os estudantes com TEA podem não só participar, mas prosperar. No entanto, muitos sistemas educacionais ainda enxergam o aluno autista mais pelas suas limitações do que por suas potencialidades.

A transformação de uma escola regular em uma escola inclusiva não é um processo automático. Colocar essas crianças em salas regulares sem repensar as práticas de ensino, sem suporte adequado aos professores e sem adaptar o currículo às diferentes formas de aprendizado é, na verdade, uma exclusão velada. Para que a inclusão seja significativa, é imprescindível investir em formação continuada e criar políticas que ofereçam apoio pedagógico especializado.

——

Leia também

Edutubers: professores querem potencializar a aprendizagem

Escola sustenta a colonização

——

A psicóloga Luciana Elias, em entrevista ao Jornal da USP, ressalta que o diagnóstico deve ir além de identificar dificuldades, reconhecendo também os recursos e habilidades do indivíduo. Com essas informações, é possível direcionar intervenções que ofereçam tanto desafios quanto experiências de sucesso, essenciais para o bem-estar dos jovens autistas. Isso cria um ambiente em que eles podem desenvolver confiança e potencial, promovendo um crescimento equilibrado que vai além das limitações percebidas.

E aqui surge uma reflexão importante: criar espaços escolares adaptados para acolher estudantes com TEA não traz impactos negativos para os alunos sem deficiência. Pelo contrário. Um ambiente desenhado para ser acolhedor e respeitar as diferenças beneficia a todos. Quando criamos uma escola que valoriza a diversidade, construímos uma cultura de solidariedade, cooperação e respeito. Não se trata apenas de incluir o aluno neurodivergente, mas de criar um espaço em que todos se sintam parte.

A diversidade, longe de fragmentar, fortalece o aprendizado, ensinando os alunos — neurotípico ou neurodivergente — a conviverem com realidades distintas, plurais.

 

escola inclusiva

Ambiente desenhado para ser acolhedor e respeitar as diferenças beneficia a todos (Foto: Shutterstock)

——

Revista Educação: referência há 29 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

——

Escute nosso podcast

 


Leia mais

Captura de tela 2024-11-19 161252

Papa Francisco e o pássaro Dodô

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-11-14 at 14.12.27

Entendendo a ansiedade durante avaliações educacionais

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-11-13 at 14.32.29

Proibição dos celulares na educação: solução incompleta para um...

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-11-05 at 10.39.54

Banir o celular, sem negligenciar urgências

+ Mais Informações

Mapa do Site