NOTÍCIA

Bett Brasil

Diante de sua importância, Saeb necessita de atualização

Mudança de matriz e utilização de textos com itens mais longos são algumas das expectativas para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica

Publicado em 25/04/2024

por Redação revista Educação

Tido como um dos principais termômetros da qualidade da educação básica, as transformações necessárias no Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) para que ele se transforme e impacte ainda mais o futuro dos estudantes têm sido palco de discussões com diferentes especialistas, inclusive, por conta das recentes diretrizes educacionais, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) até o novo ensino médio.

Para Júlio Meireles, secretário adjunto de Ensino da Secretaria de Educação do Pará, é preciso aproveitar o que o Saeb trouxe de bom até hoje, mas fazer correções necessárias olhando para a geração atual. 

—–

Leia também

O que é ser um bom educador?

Inclusão escolar: como identificar e quebrar barreiras

—–

Fred Amancio, secretário de Educação do Recife e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação de Capitais (Consec), analisa que o Saeb, desde sua criação, trouxe dados que permitiram uma análise mais precisa dos estudantes e da educação e, consequentemente, pensar em políticas para os estados e municípios. 

O assunto é quente, tanto que O novo Saeb: desafios, inovações e caminhos para o futuro é o título de um dos painéis da Bett Brasil 2024*, que aconteceu ontem, 24. Júlio, Fred, Maria Helena Guimarães de Castro, uma das criadoras do Enem e titular da cátedra IAS-IEA/USP, e Rubens Lacerda Junior, diretor de Avaliação da Educação Básica, participaram do painel. A mediação ficou por conta do jornalista Rubem Barros, ex-editor da revista Educação

O novo Saeb

Durante o painel, Rubens Lacerda contou um pouco sobre quais são as principais mudanças no Saeb visando fornecer um melhor panorama para as escolas. Para ele, não existe a expectativa de manter a matriz como está. Lacerda afirma que o Inep está fazendo a revisão dessas matrizes e que já existe uma “discussão avançada para o ensino fundamental”. 

Também há uma expectativa para uma revisão dos questionários contextuais. De acordo com Lacerda, Itens de respostas construídas e a utilização de textos com itens mais longos e questões que avaliem os alunos de forma global são outros pontos que estão sendo debatidos.

Questionado sobre a solução do problema de manipulação dos resultados do Saeb dentro das instituições de ensino, Rubens diz que uma forma de transformar esse cenário é por meio da conscientização da importância dos resultados da avaliação. 

Necessidades dos estudantes

É preciso focar também nas necessidades dos estudantes. “O que vamos discutir hoje para que daqui há 20, 30 anos permaneça válido?”, questiona Júlio Meireles sobre a necessidade de mudanças no Saeb. 

De que forma é possível consolidar essa avaliação da alfabetização, como o Ministério enxerga o aluno que é avaliado, e se cabe a implementação das habilidades propostas na BNCC, são outras questões pontuadas por Meireles. 

Maria Helena complementa a fala de Júlio e destaca a importância do desenvolvimento das habilidades socioemocionais pontuadas na Base. Ela conta que existem estudos aprofundados que mostram como é possível aliar a questão cognitiva ao desenvolvimento dos estudantes, e exemplifica a questão falando sobre a avaliação voltada ao socioemocional que o Instituto Ayrton Senna, do qual Maria é titular da cátedra, fez com os alunos de Sobral, no Ceará.

—–

Leia também

Qual o futuro da EAD na educação brasileira?

Caminhos para combater a violência escolar

—–

Desafios

Existem desafios no processo de formação do estudante e a transformação do Saeb. Fred Amancio pontua que hoje o principal foco da avaliação é a proficiência do estudante. Porém, o maior desafio dentro do cenário é a desigualdade. 

“Para a gente ter um olhar para as desigualdades precisamos incluir também a dimensão da equidade”, destaca Amancio. 

A combinação de alguns indicadores pode ser capaz de medir essa desigualdade, segundo Fred. Ele finaliza alertando que sem termos um olhar para a alfabetização não faremos grandes avanços na educação. 

—–

Bett Brasil

*A Bett Brasil é o maior evento de educação e tecnologia na América Latina. Em 2024, acontece de 23 a 26 de abril, no Expo Center Norte, SP. E nós, da Educação, estamos fazendo uma cobertura especial. Clique aqui para ficar por dentro de tudo.

Nossa cobertura jornalística tem o apoio das seguintes empresas: Epson, International School, FTD Educação, Cricut e NR.

Acompanhe a programação completa da Bett Brasil: https://brasil.bettshow.com/agenda-online

—–

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

—-

Escute nosso episódio de podcast:

Autor

Redação revista Educação


Leia Bett Brasil

BETT 08-18

Jornada Bett Nordeste promoveu diálogos essenciais para a educação

+ Mais Informações
jornada-bett-nordeste-recife

Inteligência artificial e emocional marcam a Jornada Bett Nordeste 2024

+ Mais Informações
BETT 11-31 (1)

Como analisar minha autoestima segundo Rossandro Klinjey

+ Mais Informações
BETT 02-23

Secretário de Educação do Recife abre a Jornada Bett Nordeste

+ Mais Informações

Mapa do Site