NOTÍCIA

Podcast

Podcast | 12 episódios para aprimorar o conhecimento sobre educação

Confira os 12 episódios da 2º temporada do podcast Brasil Educação, da revista Educação, que aborda os principais assuntos do ensino básico

Publicado em 15/01/2024

por Redação revista Educação

O podcast Brasil Educação, da revista Educação, que aborda os principais assuntos da educação básica que todo(a) gestor, coordenador e educador precisam saber, como políticas públicas, inovações no setor, pedagogia e cultura, completou em 2023 dois anos. Confira os 12 episódios da segunda temporada:

#27 | Os impactos do ChatGPT nas escolas e na formação docente

O ChatGPT é uma ferramenta de bate-papo gratuita com conversas individuais humanizadas, uma inteligência artificial capaz de responder diversas perguntas e de criar diferentes estilos de textos. Neste episódio você confere os benefícios e riscos que a ferramenta pode proporcionar à educação e à formação dos professores. Participam deste debate: Ana Valéria Reis, professora de língua portuguesa e língua espanhola, e consultora educacional em inovação, aprendizagem ativa, metodologias ativas e avaliação no ensino superior; e Tathyana Gouvêa, doutora em inovação educacional pela USP e professora na graduação e pós-graduação no Instituto Singularidades.

 

#28 |  O papel da escola na cultura de prevenção de desastres

Com a recente tragédia no litoral norte de São Paulo provocada pelas fortes chuvas que desencadearam deslizamentos de encostas, alagamentos e mortes, fica evidente a importância do país ter uma cultura de prevenção de desastres. Para falar do assunto e sobre o papel das escolas nesse processo, participa deste episódio o Pedro Carignato Basilio Leal, geógrafo e assistente de pesquisa científica do Núcleo de Geociências, Gestão de Risco e Monitoramento Ambiental do Instituto de Pesquisa Ambiental, que atuou no programa ‘Escolas seguras – iniciação científica como prática de cidadania em escolas públicas para redução de risco de desastres’ justamente na região da catástrofe no litoral de São Paulo.

#29 | Programação e robótica nas escolas municipais: o pioneirismo de Poços de Caldas

Poços de Caldas, em Minas Gerais, tornou-se pioneiro no Brasil ao incorporar em 100% das escolas, urbanas e rurais, o Programa Ativamente*, que trabalha com o pensamento computacional, a programação e a robótica de forma interdisciplinar dentro da grade horária dos alunos. Participam deste episódio para contar sobre o programa, os benefícios e desafios de se trabalhar com a educação digital nas escolas do município: Rubens Massa, CEO do A Recreativa; Gustavo Bonafé, diretor de experiência educacional do ativamente; e Thaís Morgana, formada em pedagogia e responsável pelo projeto Ativamente na Secretaria de Educação de Poços de Caldas.

*O Programa Ativamente foi desenvolvido pela empresa A Recreativa em parceria com a prefeitura de Poços de Caldas

#30 | Ameaças de ataques às escolas: como lidar com o medo e propagar a paz no ambiente escolar

Nas últimas semanas o Brasil viveu um aumento de ameaças de ataques voltados às escolas, resultando no medo de frequentar o ambiental escolar e até mesmo no cancelamento de aulas. Neste episódio você confere o contexto das ações extremistas na internet, as formas como as escolas podem se proteger e a maneira que elas devem lidar com o pânico de sua equipe, famílias e alunos, visando a construção de uma escola segura. Participa deste bate-papo Helena Vieira, escritora, professora e pesquisadora  do Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP.

#31 | Práticas de saúde mental para a direção escolar e a docência 

A saúde mental do corpo escolar, como a gestão e a docência, também precisa de acolhimento. Falam sobre a importância do tema e possibilidades de atividades práticas Marcia Fiore, psicóloga, pedagoga e consultora de emoções, Georgya Corrêa, neuropsicopedagoga, fundadora e diretora da escola Teia Multicultural e Lucas Briquez, diretor-executivo da Asas Educação e da Teia Multicultural.

*Também disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=BF8IkRKG1us

#32 | Avaliar é diferente de medir — com Vasco Moretto

O processo avaliativo tem sido amplamente discutido, principalmente por conta do espaço que o desenvolvimento de competências e habilidades e uso das metodologias ativas vem ganhando nas escolas. Para falar sobre o tema, participa deste episódio Vasco Moretto, professor e referência em avaliação e Fabiene Ramos, coordenadora pedagógica dos anos iniciais do Colégio Rio Branco Campinas, em São Paulo.

*Também disponível no YouTube: https://youtu.be/zQ7Q9SRrgfY

#33 | Educação inclusiva: caminhos e experiências

Na escola estadual Joaquim Xavier de Brito, em Recife, PE, estudantes aprendem em sala regular e no contraturno recebem apoio específico. Quem conta sobre essa prática é Mauria Figueiredo Mota, professora de AEE (atendimento educacional especializado) que inclui estudantes autistas, com síndrome de down, surdos e cadeirantes.

Já na cidade de SP, Rita Yamaya leciona em escola regular e também na Nossa Escola, instituição que oferece educação em tempo integral a crianças e jovens com deficiência intelectual.

Escute esse episódio que reforça: espaço inclusivo é construir uma escola que acolhe a pluralidade, que garante espaço de fala para todos e todas, que oportuniza a aprendizagem real e significativa. Os estudantes devem aprender juntos, destacou a Declaração de Salamanca (1994).

*Também disponível no YouTube: https://youtu.be/IKmuUSvThRk

#34 | Letramento digital: uso crítico dos meios digitais

Projetos voltados à educação midiática fazem parte da rotina da Escola Lourenço Castanho, SP. Neste episódio sobre letramento digital, conversamos com Tatiana Mendes, head de tecnologia educacional da escola. Ela defende que preparar o estudante para o futuro implica em possibilitar novas aprendizagens.

O episódio também contará com a participação de Alexandre Le Voci Sayad, referência em educação midiática e colunista na revista Educação justamente sobre essa temática. Alexandre bate na tecla da importância de as escolas desenvolverem pensamento crítico nos estudantes.

*Também disponível no YouTube: https://youtu.be/b-TNCN_GLBA

#35 | O impacto da gestão democrática na escola e ao redor

Conheça a experiência de 12 anos de um diretor de escola da rede pública municipal de SP que atua na zona leste por meio de uma gestão democrática. Moisés Basílio Leal é o convidado do próximo episódio de podcast da revista Educação e enfatiza que o trabalho é coletivo.

Logo que chegou na escola, acolheu estudantes, educadores, funcionários e os moradores do bairro. A violência de fora e que sempre tenta invadir o ambiente escolar está entre os grandes desafios de sua gestão. Hoje a escola é referência na região, inclusive para estudantes com deficiência.

*Também disponível no YouTube: https://youtu.be/MV9MuFuQt54

#36 | Profissão professor(a): acolher, educar, esperançar — com Raquel Alves e Doani Bertan

Episódio especial pelo Dia dos Professores(as) com apresentação de Tatiana Pita.

Conversamos com a professora da rede pública Doani Bertan, indicada em 2020 ao Global Teacher Prize, tido como o ‘Nobel da Educação’, e cuja premiação a colocou como uma das melhores professoras do mundo.

Em seguida, mais um presente, reflexões sensíveis da escritora Raquel Alves, filha caçula do grande educador Rubem Alves.

*Também disponível no YouTube: https://youtu.be/95GwiW6zjJU

#37 | Por uma educação antirracista

Como implantar uma educação antirracista nas escolas é o tema do nosso novo episódio de podcast. A convidada é a Cléa Maria, doutora e mestre em educação, cujas pesquisas foram sobre formação e atuação docente no contexto da educação para as relações étnico-raciais. Atualmente coordena o Centro de Formação da Vila/SP.

Vale lembrar que a lei nº 10.639, que obriga o ensino da história e da cultura afro-brasileiras nas escolas completou 20 anos, mas ainda há uma série de desafios a serem superados.

*Também disponível no YouTube: https://youtu.be/a043vYfUzjY

#38 | As infâncias presentes nas ocupações de São Paulo

Infâncias e a luta por moradia nas ocupações Mauá, Ipiranga e Prestes Maia, todas na cidade de São Paulo, são destaques deste episódio. A convidada é a professora na Faculdade de Educação da USP, Marcia Gobbi, autora do livro ‘Desenhar e ocupar’, que apresenta 65 desenhos de crianças moradoras dessas ocupações. Gobbi também atua na formação de professores e ensino de sociologia com ênfase em práticas e metodologia do ensino.

*Também disponível no YouTube: https://youtu.be/vHMSq52Yr-o



Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica



Leia também:

“Não há transformação da educação sem ser com e pelos professores”

Autor

Redação revista Educação


Leia Podcast

WhatsApp Image 2024-11-11 at 16.26.32

Podcast | Histórias de professores(as) (#47)

+ Mais Informações
0046 - BR Edu_podcast_EP_46 [ThumbYT] (1)

Podcast | O eu, o outro e nós: humanizando o espaço escolar (#46)

+ Mais Informações
0045 - BR Edu_podcast_EP_45 [ThumbYT]

Podcast | Inteligência artificial como ferramenta pedagógica (#45)

+ Mais Informações
0044 - BR Edu_podcast_EP_44 [ThumbYT] (1)

Podcast | Novo ensino médio: como as escolas devem se organizar (#44)

+ Mais Informações

Mapa do Site