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Bilinguismo na escola: a importância do inglês na formação do aluno

Bilinguismo é a capacidade de o indivíduo se comunicar em dois sistemas linguísticos distintos. Além de assegurar o aprendizado de um segundo idioma, o ensino bilíngue beneficia também a formação integral dos alunos e, por isso, vem ganhando cada vez mais importância ao longo dos […]

Publicado em 08/05/2023

por Apresentado por SOMOS Educação

Bilinguismo é a capacidade de o indivíduo se comunicar em dois sistemas linguísticos distintos. Além de assegurar o aprendizado de um segundo idioma, o ensino bilíngue beneficia também a formação integral dos alunos e, por isso, vem ganhando cada vez mais importância ao longo dos anos.

Entre os principais desafios do ensino bilíngue encontra-se a necessidade de a escola desenvolver práticas de qualidade para uma formação contínua e aprofundada do idioma.

Uma formação bilíngue consiste em mais do que o aprendizado da língua em si. Além das partes gramatical e técnica necessárias para a evolução no idioma, outros aspectos são contemplados, por exemplo, as esferas cultural, histórica, econômica e social que envolvem o processo de ensino e aprendizagem de um segundo idioma, no caso do Brasil, em especial, a língua inglesa.

O bilinguismo na escola oferece aos estudantes os conhecimentos necessários para conseguirem lidar com o idioma tanto em situações acadêmicas quanto sociais. Nesse modelo, os alunos recebem não só aulas de inglês, mas também aulas em inglês. É possível, por exemplo, que um componente curricular apareça na grade como duas disciplinas diferentes, a Matemática como conhecemos e “Maths”, ministrada 100% em inglês.

Essa perspectiva de ensino está alinhada às demandas de formação do aluno do século 21, que considera fatores como a globalização e a força da cultura digital, expandindo as maneiras de comunicação e interação.

Quando os alunos têm a oportunidade de aprender duas línguas desde cedo, eles desenvolvem a neuroplasticidade, as habilidades de comunicação mais avançadas e se tornam mais flexíveis e adaptáveis em ambientes multiculturais.

Além disso, as escolas que priorizam o bilinguismo se destacam diante das instituições convencionais e acabam atraindo pais e responsáveis que desejam matricular os filhos em uma escola com o inglês de qualidade. 

Mas, como de fato adotar o bilinguismo na escola?

A implementação bem-sucedida do bilinguismo requer um compromisso significativo dos educadores e da gestão escolar. De acordo com as Diretrizes Plurilíngues (CNE/ CEB nº 2/2020) aprovadas, além de garantir que no mínimo 30% da grade horária da escola seja ministrada em inglês, é necessário garantir proficiência, certificação e formação continuada do corpo docente.

Uma maneira efetiva de oferecer um ensino de qualidade do inglês ainda na educação básica é a adoção de um modelo de escola fechado. Não à toa, a ABEBI (Associação Brasileira de Ensino Bilíngue) aponta um crescimento de 10% no número de escolas bilíngues no país nos últimos seis anos, muito impulsionado pela expansão das franquias escolares no país.

Essa é a proposta da Start Anglo Bilingual School, a franquia de escolas bilíngues de alta performance da SOMOS Educação, que garante oportunidades de vivência do inglês dentro e fora da sala de aula.

Segundo Nathalia Policarpo, coordenadora de marketing da Start Anglo, “há anos é feito um monitoramento quanto ao movimento de mercado, acompanhando a evolução do desejo das famílias por uma formação integral e de qualidade dos alunos que os prepare para os vestibulares e também ofereça proficiência em um segundo idioma, domínio de linguagem computacional, desenvolvimento físico e esportivo, desenvolvimento socioemocional, entre outros fatores. E é isso que propõe a Start Anglo Bilingual School. A franquia de escolas bilíngues de alta performance é uma resposta aos desejos e às necessidades de famílias, alunos e mantenedores de todo o país”.

A proposta pedagógica da Start assegura uma aprendizagem de qualidade que é ampliada e enriquecida com a perspectiva internacional que inclui o bilinguismo não apenas como proficiência na língua inglesa, mas também como abertura à diversidade de culturas e oportunidades. Por isso, a solução conta com uma jornada de internacionalização exclusiva que promove experiências bilíngues compatíveis com cada um dos segmentos da educação básica por meio de acampamentos de verão nacionais e internacionais e intercâmbios internacionais de voluntariado.

“Queremos que os alunos tenham a oportunidade de ensaiar o mundo ainda na escola, apoiados em uma base pedagógica indiscutivelmente forte, no acesso a oportunidades, no respeito à individualidade, e no abraço à diversidade. Mas não para por aí! Criamos um modelo de escola que visa garantir a excelência em todos os níveis operacionais da instituição, garantindo profissionalização na gestão, excelência em capacitações para o corpo docente, na captação de alunos, gestão de marca perante o mercado e muito mais”, reforça Nathalia Policarpo, coordenadora de marketing da Start Anglo.

Outra possibilidade para a instituição de ensino que busca ampliar sua carga horária de inglês são as soluções e os programas flexíveis que a auxiliam em todas as etapas do ensino bilíngue, introduzido os aspectos culturais, sociais e linguísticos do inglês, sem necessariamente ter que implementar grandes modificações na sua estrutura. 

O Eduall, por exemplo, é uma solução exclusiva de ensino de inglês com abordagem bilíngue que oferece flexibilidade e consistência na transição da escola para o ensino bilíngue. Resultado de uma parceria exclusiva entre a SOMOS Educação e a Macmillan Education, Eduall baseia-se no conceito building blocks, que permite escolher módulos de conteúdo conforme a proposta da escola, gerando uma grade totalmente personalizada.

A implementação de um programa bilíngue pode ser mais bem-sucedida quando os pais e a comunidade escolar estão envolvidos e apoiando o programa. Por isso, ao escolher uma solução bilíngue para implementar na escola, certifique-se quanto às referências de qualidade e eficiência, e envolva a comunidade escolar no processo de seleção e considere sua opinião.

É importante reforçar, porém, que a adoção de um programa bilíngue, por si só, não torna a escola uma instituição bilíngue, é necessário cumprir todas as normas das Diretrizes Plurilíngues anteriormente apontadas.

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