Fundadora da Sua Escola Ideal, autora dos livros ‘Metaverso educacional’ e ‘Marketing escolar de bolso’. É gerente de marketing da Editora do Brasil
Publicado em 21/12/2021
Confira as dicas para a construção de um bom site escolar na coluna de Helena Poças Leitão, autora do livro Marketing escolar de bolso
A divulgação de uma empresa por meios digitais (por exemplo, um site escolar) é muito mais efetiva, pois é possível direcionar a mensagem para um público-alvo específico. Diferentemente de uma propaganda na televisão, por exemplo, em que você faz uma divulgação em massa e não tem a garantia de que seu público-alvo foi realmente impactado.
Obviamente que, para cada negócio, é preciso avaliar o modelo de divulgação. Para uma empresa que vende geladeiras, uma propaganda no intervalo da novela faz todo o sentido, mas, para uma empresa que vende parafuso, talvez não seja a melhor estratégia.
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No mercado educacional, a reputação é um dos pontos mais importantes e sensíveis de uma empresa. O pai/responsável quando está em busca de uma instituição de ensino, não está procurando apenas um bom serviço e sim, buscando um lugar que prepare seu filho para um futuro de sucesso. Portanto, não vai colocá-lo numa escola que não tenha uma boa reputação e o primeiro lugar no qual ele vai buscar informações sobre a escola é na internet, principalmente no site da instituição.
O site é seu cartão de visita. Nele, a escola conta o detalhamento dos principais serviços, sua história, depoimentos dos clientes, entre outras informações relevantes para uma boa apresentação do negócio.
Agora, é preciso ficar atento a alguns pontos na hora de desenvolvê-lo ou atualizá-lo para que sua escola cause uma boa impressão aos visitantes. Confira as dicas a seguir.
É fundamental que o site tenha a identidade visual de sua escola. Colocar a cor predominante do seu logotipo é um ponto importante para que o cliente identifique rapidamente com sua instituição.
Por exemplo, quando as propagandas do Itaú passam na televisão, antes de aparecer o logotipo do banco na tela, você já sabe que a propaganda é do Itaú pois a cor predominante é a laranja, a mesma do logo da empresa.
Destacar o principal diferencial ou ponto forte de sua escola? Sua tradição? Seus valores? Sua estrutura?
Por exemplo, se o diferencial de uma escola é o envolvimento com a família, uma saída é colocar imagens de pais/responsáveis e alunos da escola na home do site com depoimentos deles para trazer mais credibilidade.
Cuidado com a quantidade de cores, banners, textos e informações. O objetivo do site é atiçar a curiosidade dos pais/responsáveis e seus filhos. É fazer com que eles pensem: “Caramba, essa escola parece ser a ideal! Vamos visitá-la?”.
Um site poluído de informações não é atrativo e confunde o leitor.
Navegabilidade
A navegabilidade é a experiência do cliente em “passear” pelo seu site. É um ponto crucial no desenvolvimento do projeto. É como entrar num shopping pela primeira vez, e não conseguir encontrar o cinema pois as placas são confusas e os seguranças são desinformados. A experiência será péssima e o cliente, provavelmente, não voltará mais lá.
Portanto, distribua as informações sobre sua escola em categorias. Seguem alguns exemplos:
– Sobre a escola: tudo que for relacionado à instituição (quem somos, história, cursos, diferenciais, unidades, contato, entre outros);
– Diferenciais: liste os diferenciais de sua escola. Atenção: limite-se a colocar o que realmente sua escola é diferente das demais, isto é, se o cliente for no site do seu concorrente, dificilmente encontrará os mesmos pontos destacados;
– Níveis de ensino: fale um pouco dos serviços e infraestrutura de cada um dos níveis de ensino oferecidos em sua escola;
– Notícias: coloque notícias curtas sobre acontecimentos da sua escola incluindo imagens e/ou vídeos. É uma estratégia bem eficiente para contar aos pais/responsáveis e seus filhos sobre suas atividades;
– Aluno e família: assuntos de interesse dos alunos da escola e seus familiares (área restrita, uniforme, materiais, cursos extracurriculares, biblioteca, entre outros, agenda de eventos e reuniões);
– Contato: formulários online para que o usuário escreva sua mensagem e ela seja direcionada para a escola; endereços de e-mails e telefones para entrar em contato com a escola;
– Galeria de fotos: divulgue imagens da estrutura de sua escola. De preferência, contrate um fotógrafo para que suas fotos fiquem bem profissionais.
Esses são alguns exemplos. Você precisa listar todos os dados que são relevantes para a divulgação de sua escola e criar essas categorias e/ou subcategorias para organizar as informações, facilitando a busca e criando uma boa experiência para os visitantes.
Outro ponto importante é definir quem cuidará da manutenção do site. Sim, é preciso que o site esteja sempre atualizado, com informações relevantes para as famílias.
Se sua escola não possui um site ou está com ele desatualizado, está perdendo uma excelente oportunidade de fortalecer a marca na internet e captar mais alunos. Que tal começar hoje mesmo a planejar um site de sucesso para sua escola?
*Helena Poças Leitão é fundadora da Sua Escola Ideal, autora do livro Marketing escolar de bolso e gerente de marketing da Editora do Brasil
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