Como anda o planejamento de marketing da sua escola?

O mundo tem se transformado de forma cada vez mais acelerada e a internet aumenta a todo instante sua presença no dia a dia da sociedade. Já em 2020, com a pandemia da covid-19, nossas vidas viraram de cabeça para baixo. As instituições de ensino e os professores tiveram de se reinventar. As famílias também têm se adequado a uma nova rotina. Tudo isso fez empresas investirem cada vez mais em marketing multicanal, aquele que visa divulgar campanhas simultaneamente em diversos canais, sejam eles digitais ou não.

Apesar de tantas mudanças, tantas ferramentas disponíveis, tantas oportunidades, o que vemos hoje ainda é uma falta de planejamento na aplicação de marketing nas escolas particulares de educação básica do país.

Leia: A importância da busca ativa na educação

marketing escolar

Foto: Envato Elements

Sabemos que a maioria das instituições de ensino é de pequeno e médio porte, e, na maioria das vezes, a justificativa dos gestores e mantenedores é que não há orçamento para o marketing ou que já investiram muito dinheiro na área e obtiveram pouco retorno. No entanto, as escolas continuam focando em ações de marketing pontuais, basicamente no segundo semestre, para rematrículas e captação de alunos.

Com planejamento

Claro que qualquer empresa, em qualquer setor, precisa de clientes para crescer, mas não é possível fortalecer a marca de seu negócio de modo sazonal; é preciso desenvolver um planejamento para que ele cresça exponencialmente.

Quando a escola não tem um plano de marketing, os investimentos na área são definidos às pressas pela urgência em captar alunos, o que, na maioria das vezes, cria um rombo no orçamento da instituição de ensino.

Antes de iniciar o planejamento de marketing, é importante entender quais são as forças e fraquezas de sua escola a fim de avaliar possíveis ameaças e combatê-las e, também, de enxergar oportunidades para sua instituição de ensino crescer cada vez mais.


Reflita:

  • Como estão os serviços de sua escola perante os concorrentes?
  • Como estão os preços em relação aos concorrentes?
  • Como está a infraestrutura da sua escola?
  • Qual é a imagem de sua escola perante a comunidade?
  • Quais são os diferenciais da sua instituição de ensino (aqueles com os quais seu concorrente não conta)?
  • Quais são os principais motivos de perda de alunos?
  • Como está o índice de retenção de alunos?
  • Como está o nível de satisfação dos alunos e dos pais/responsáveis?

Visão geral da sua escola

Faça pesquisas com as famílias e vá atrás de informações sobre seus concorrentes. Coloque tudo no papel e você terá uma visão geral da situação de sua escola. Com essas informações em mãos, será mais fácil desenvolver ações para combater as principais dificuldades, gerar mais agendamentos de visitas e aumentar a taxa de fidelização dos alunos.

Lembre-se de que é preciso construir um plano de marketing com ações durante todo o ano. Devem ser aplicadas ações institucionais que visam ao fortalecimento da marca, tais como manutenção constante de suas redes sociais e ações focadas em vendas (por exemplo, campanhas para fidelização e captação de alunos). Ambas são essenciais para o negócio e devem ter espaço em seu orçamento anual.

Leia: O papel da educação no tempo da incerteza

Uma boa apresentação para se divulgar

Use e abuse do marketing digital, que hoje é o meio mais barato e efetivo para sua escola ganhar visibilidade entre as famílias. Invista em diversos canais online de comunicação para divulgar sua escola. Explore ferramentas que ajudam a dar mais visibilidade para a instituição na internet como por exemplo, o Google Ads. Afinal de contas, antes da família agendar uma visita em sua escola, ela vai fazer uma pesquisa pela internet, avaliar serviços, estrutura e reputação de sua instituição de ensino. Se os dados da sua escola estiverem desatualizados no site ou em outros canais, você perderá oportunidade de causar uma boa primeira impressão para os pais que estão buscando uma nova escola para os filhos.

Portanto, cuide da sua marca no meio digital. Esteja atento(a) às novas ferramentas e canais disponíveis.

Não importa o tamanho de sua escola – trace seus objetivos e desenhe seu planejamento. Avalie os resultados de cada ação para ir ajustando seu plano conforme for necessário, sempre alinhado ao orçamento já pretendido.

Comece hoje mesmo a construir uma nova história para a sua escola.

Helena Poças Leitão é fundadora da Sua Escola Ideal e autora do livro Marketing escolar de bolso

Leia também

O gestor como designer

Envie um comentário

Your email address will not be published.