NOTÍCIA
Desenvolvido pelo CIEB, ferramenta indica diferentes estratégias de aprendizagem não presencial, promovendo o ensino híbrido
Publicado em 29/06/2020
Em um país marcado pela desigualdade de acesso, a aula online pode aprofundar ainda mais a lacuna da educação pública. Contudo, para apoiar as secretarias de Educação no pós-pandemia a adotarem o ensino híbrido, que mescla presencial com remoto, o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) desenvolveu gratuitamente o Guia de implementação de estratégias de aprendizagem remota (clique aqui para acessá-lo).
Trata-se de um passo a passo detalhado sobre como colocar em prática sete possibilidades de ensino e aprendizagem remotos. “São estratégias de aprendizagem fundamentais tanto para esse período de isolamento social como para a fase pós-pandemia. Quando as escolas reabrirem, será preciso fazer uma recuperação dos conteúdos e das competências que não puderam ser trabalhados, e a adoção do ensino híbrido será uma das formas de alcançar esse objetivo”, conta Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB.
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As estratégias para o ensino remoto foram agrupadas em quatro grupos:
Rádio e TV:
Transmissão de aulas e conteúdos educacionais via televisão;
Transmissão de aulas e conteúdos educacionais via rádio;
Materiais impressos:
Envio de material impresso com conteúdos educacionais;
Videoaulas pelas redes sociais:
Aulas ao vivo e on-line transmitidas por redes sociais;
Videoaulas gravadas e disponibilizadas em redes sociais;
Conteúdos em plataformas digitais:
Disponibilização de plataformas de ensino on-line;
Envio de conteúdos digitais em ferramentas on-line.
O apoio a professores no desenvolvimento de competências digitais e a flexibilização do currículo são exemplos de orientações que compõem algumas das etapas. Sem falar no olhar para a infraestrutura e organização de equipes.
O guia foi elaborado após o Cieb liderar pesquisas como esta que subimos no site: Covid-19: para as secretarias de Educação, desafios imensos.
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