NOTÍCIA
Software da Prima, empresa desenvolvedora do SophiA Biblioteca, permite a gestão de acervos híbridos, com obras físicas e digitais
Publicado em 10/06/2020
Para disponibilizar os clássicos da literatura aos estudantes, com total gestão da biblioteca escolar ou da sala de leitura, a melhor opção é o software Philos. Um sistema 100% web, com interface simples e todas as funcionalidades que a sua instituição de ensino precisa para manter um acervo organizado, além de alunos motivados e engajados no hábito da leitura.
Saiba mais no vídeo: https://youtu.be/CyvfTLrtNnk .
O Philos é utilizado por centenas de escolas, das redes pública e privada em todo o Brasil, o que garante a contínua evolução do sistema. Além disso, ele é desenvolvido pela mesma empresa que faz o SophiA Biblioteca, sistema utilizado pelas principais bibliotecas do país, ou seja, contém a expertise da equipe SophiA traduzida para um sistema sob medida para a biblioteca escolar.
Leia: Conheça ferramentas online que ajudam na dinâmica escolar
Fácil de usar, o sistema permite capacitar os operadores muito rapidamente, colocando o software em operação também rapidamente. Outra característica interessante, que aumenta a facilidade de uso do sistema, é a importação de registros via ISBN. Digitando o ISBN (ou fazendo a leitura do código de barras), o Philos busca numa base de dados o registro bibliográfico daquela obra e, ao localizá-la, já traz a ficha catalográfica preenchida, inclusive com a capa, o que agiliza muito o processo de catalogação.
O Philos é um sistema que permite a configuração de perfis de acessos dos operadores o que melhora o controle de quem pode fazer cada tipo de atividade na biblioteca, como por exemplo, quem pode alterar políticas de empréstimo, quem pode fazer a circulação do acervo, etc. E as estatísticas do acervo e de circulação são facilmente acessadas dentro da ferramenta, permitindo que a equipe da biblioteca realize ações de incentivo à leitura.
O software possui ainda um portal (Terminal Web) que permite aos estudantes e demais usuários da biblioteca fazer pesquisas no acervo, realizar reservas e renovações de empréstimos, visualizar quais foram as aquisições recentes feitas pela biblioteca e quais as obras mais emprestadas. Além disso, é possível fazer a gestão de acervos híbridos, com obras físicas e digitais.
Com isso, a biblioteca ganha mobilidade dando ao usuário mais facilidade de acesso aos grandes clássicos de literatura e aos pequenos tesouros literários que toda biblioteca tem!
Indígena Ailton Krenak reflete sobre o coronavírus em ebook gratuito