NOTÍCIA
Voltado para educadores, diretores, coordenadores pedagógicos, mantenedores e secretários de educação, evento será promovido em 30 de março, no NAVE, em Recife
Publicado em 18/03/2019
O EducaNor reunirá em 30 de março, no NAVE em Recife, grandes nomes da educação brasileira para discutirem o novo papel do professor e do gestor pedagógico no cenário contemporâneo e o novo desenho desses profissionais no século 21. O evento tem como público-alvo educadores, mantenedores, diretores, coordenadores e secretários de educação.
Realizado pela revista Educação, o EducaNor tem como objetivo apresentar alguns dos novos desafios – os já postos e os vindouros – para que os professores continuem a ocupar o lugar-chave que têm no desenvolvimento da educação e dos estudantes.
O EducaNor acontecerá das 8h às 18h e conta com os seguintes palestrantes confirmados: o secretário de Educação de Pernambuco, Frederico da Costa Amancio, o Ph.D. em educação matemática Luciano Meira, a jornalista, escritora e pesquisadora na área de midiaeducação e presidente do planetapontocom, Silvana Gontijo, o professor titular do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Artur Gomes de Moraes e o jornalista e editor especializado em educação e cultura Rubem Barros.
O ingresso já está no segundo lote e custa R$ 500. Vendas até 28 de março. Todos os participantes receberão de presente a coleção completa História da Pedagogia (Ed. Segmento), com seis livros de educadores renomados.
O seminário conta com o apoio do programa NAVE (Núcleo Avançado em Educação), parceria desenvolvida pelo Oi Futuro e a Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco, no âmbito da formação continuada de professores da rede pública e na disseminação de novas metodologias e tecnologias aplicadas à educação. Em função dessa parceria, a organização do evento disponibilizará vagas gratuitas para a participação de educadores da rede pública indicados pela Secretaria de Educação.
Outro apoio importante é o da instituição Planetapontocom, que desenvolve soluções inovadoras para a educação por meio de cursos, biblioteca digital, livros e outras ferramentas e é ainda parceira do programa NAVE desde a sua criação, em Recife.
O que mudou na educação do século 21 e o que ela exige de professores e gestores educacionais. A necessidade de alfabetização em programação; o trabalho conjunto com metas de aprendizagem; a boa gestão para induzir a inovação.
Profissionalidade e Professionalismo: construções conjuntas entre gestão escolar e professorado De algum tempo para cá, a ideia de profissionalismo, ligada ao fazer bem feito, compromissado, ganhou um par para se pensar o lugar do professor: a questão da professionalidade, um conceito que busca delimitar os atributos e competências que um professor deve ter para o bom exercício da profissão.
Tecnologias do professor e tecnologias dos objetos Uso de jogos digitais e resolução de problemas; a metodologia da Problem Based Learning; conexões com as competências de pensamento científico, crítico e criativo, argumentação e responsabilidade e cidadania (BNCC); transformação dos espaços físicos de aprendizagem; desenho de novas experiências de aprendizagem.
Alfabetização em 2019 A A alfabetização continua a desafiar os educadores. Em ambientes letrados, pelo acesso precoce aos meios digitais. O que mudou nestes últimos tempos para o professor alfabetizador? A alfabetização como apropriação do sistema de escrita alfabética e como prática de letramento; as principais questões aportadas pela psicologia cognitiva e neurociência no como ensinamos e aprendemos a ler e a escrever.
Informações
EducaNor
30 de março de 2019
Das 8h às 18h
NAVE Recife – Rua Marquês de Valença, 470, Boa Viagem – Recife/PE
Primeiro lote: encerrado. Segundo lote: R$500, pode ser dividido em até 12 X
Site oficial para mais informações e compras: www.educanor.com.br
Sete em cada dez professores de educação infantil têm dificuldades de audição
Portal oferece conteúdos para tornar a sala de aula mais criativa