ARTIGO
Publicado em 24/10/2018
*Por: Kazuko Yamauchi
Com o final do ano se aproximando, pais e responsáveis começam a pesquisar escolas para seus filhos.
Para quem procura uma instituição, especialmente pela primeira vez, é interessante prestar atenção em alguns tópicos que ajudam nessa decisão.
A proximidade geográfica dos pais e responsáveis com a escola é primordial para evitar problemas com a locomoção.
Assim, o primeiro filtro de pesquisa é procurar ao menos cinco escolas próximas para fazer uma visita.
Nessa pesquisa, é essencial, antes, procurar referências na internet.
Seja em cada um dos sites das instituições e nas suas páginas nas redes sociais, como Facebook, além de páginas de reclamações de consumidores, como o Reclame Aqui.
Toda instituição de ensino segue uma linha pedagógica, seja ela tradicional, construtivista ou montessoriana, entre outras.
Mas tão importante quanto a linha pedagógica, é saber como esta é aplicada na prática da instituição e visando o desenvolvimento do aluno.
A partir da perspectiva pedagógica, as ferramentas e recursos disponíveis (que muitas vezes são atrativas aos olhos dos pais) devem fazer sentido no dia a dia do aluno, senão passam a ser simples acessórios.
Nos dias de hoje, com alunos cada vez mais tempo nas escolas, naturalmente que as escolas passem a ter papel mais preponderante na educação das crianças – o que não diminui a responsabilidade dos pais.
Assim, é fundamental observar como a instituição procura envolver e se relacionar com os pais, mantendo-os ativos e participativos no processo educacional.
O conhecimento de outras culturas e realidades, em uma sociedade digital e globalizada, também surge como um ponto relevante a ser olhado na escolha da escola.
Ver a quantidade de alunos por sala é um dos primeiros pontos a se avaliar.
A legislação brasileira aponta até 30 alunos por sala nos primeiros anos.
Olhar e acompanhar individualmente cada criança requer tempo e engajamento.
*Sobre a autora:
Kazuko Yamauchi tem mais de 40 anos de experiência em educação infantil .
Além disso, é fundadora e diretora da escola Roberto Norio, focada em educação infantil e anos iniciais da Educação Básica.
Leia também:
Ensino médio brasileiro é reprovado pelo principal indicador do país