Crédito: Shutterstock
Dados divulgados em dezembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que a escolaridade dos pais é decisiva para garantir o diploma dos filhos: 69% dos filhos cujos pais terminaram o ensino superior seguiram o mesmo caminho. Na outra ponta, entre pais que nunca foram à escola, a chance de um brasileiro alcançar um diploma universitário é de apenas 4,6%.
O levantamento verificou que 73,9% dos filhos possuíam um nível educacional diferente do paterno. Desse total, 68,9% tinham nível superior ao dos pais e apenas 5% inferior.
A pesquisa distingue a influência dos níveis de instrução de pais e mães. No que diz respeito ao nível educacional materno, 39,8% dos filhos de mães sem instrução conseguiram terminar o ensino superior. Quando se consideram mães com ensino superior completo, esse percentual sobe para 96,6%.
A estatística faz parte da “Síntese de Indicadores Sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira”, que levou em consideração filhos entre 25 e 65 anos de idade e tem como base dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2014.