No Dia Nacional da Educação Infantil, leia textos sobre este tema publicados na revista e no site
Foto: Gustavo Morita
Em 25 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Educação Infantil. A data foi instituída em 2012, como uma homenagem ao nascimento da pediatra Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança e falecida em 2010 em um terremoto no Haiti. O intuito é promover a reflexão sobre as práticas de educação a crianças de até cinco anos. Para celebrar a data, selecionamos cinco textos sobre os desafios e a realidade da educação infantil brasileira:
Aprender a ler e a escrever antes do tempo pode excluir etapas decisivas no desenvolvimento das crianças
Para suprir a falta de oferta em escolas, São Paulo propõe auxílio-creche e reacende o debate sobre os modelos de atendimento à primeira infância no Brasil
A pesquisadora Fúlvia Rosemberg alerta para a discriminação da faixa do 0 aos 3 anos, o que se reflete na falta de atendimento escolar a essas crianças
Especialistas defendem que a instituição ideal é aquela que busca o equilíbrio entre o cuidado e o trabalho pedagógico, entre o estímulo e o descanso, entre a rotina e a novidade
Um dos aspectos centrais da educação na primeira infância, a relação com o outro pode ter diversas abordagens na educação infantil e explorá-la depende da aguçada percepção do professor