Americana é a primeira vencedora do Global Teacher Prize, que premia professor que inspira alunos e contribui para a profissão
Entre o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton e o Sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum Kamran, primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos, Nancie Atwell recebe o prêmio / Jebreili/AP
A professora Nancie Atwell, que ministra aulas de literatura na pequena cidade de Edgecomb, no estado americano do Maine, ganhou US$ 1 milhão (cerca de R$ 3 milhões) como prêmio de melhor professora do mundo. O Global Teacher Prize é concedido pela Fundação Varkey, uma ONG que administra escolas públicas e privadas em 14 países.
A vencedora do prêmio, que leciona desde 1973, fundou o Centro de Ensino e Aprendizado há 25 anos: uma escola sem fins lucrativos em que todas as provas são personalizadas e todas as salas possuem biblioteca. E é para essa escola que todo o prêmio recebido por Atwell deverá ser destinado, segundo anúncio feito durante a premiação.
Autora de nove livros sobre educação, Nancie permite que seus alunos escolham os temas de suas redações e os títulos dos livros. Em média, os alunos leem 40 livros por ano – a média de leitura nos Estados Unidos é de 10. Em sua primeira edição, o Global Teacher Prize recebeu mais de cinco mil nomeações de 127 países.