NOTÍCIA
E-Ciber: Estratégia Nacional de Cibersegurança foi aprovada nesta terça, 5, pelo presidente Lula
Por Mayara Figueiredo | O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instituiu por decreto publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira, 5, a E-Ciber: Estratégia Nacional de Cibersegurança, focada na soberania digital do país a partir do tratamento, blindagem e aplicação de selo a dados sensíveis e críticos. Um dos pontos que chamam a atenção é a intenção de incluir o tema nos currículos escolares de todos os níveis educacionais.
—————————–
Coluna Alexandre Sayad | Sem tabus: como avaliar a educação midiática?
Inteligência artificial na educação, das promessas à realidade
—————————–
A menção consta no eixo de proteção e conscientização do cidadão e da sociedade — um dos quatro eixos pelos quais está dividida a E-Ciber — e prevê o incentivo à capacitação de professores, gestores públicos e privados em cibersegurança, além do incentivo à inclusão deste tema nos currículos de todos os níveis educacionais, mas sem especificar como esses incentivos serão feitos.
—————————–
Educação infantil precisa ser compreendida como agenda de desenvolvimento da nação
—————————–
Este passo será operacionado por meio de um Plano Nacional de Cibersegurança, que será elaborado pelo Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber) que, por sua vez, é formado pelo governo e membros da sociedade civil.
O MEC (Ministério da Educação) compõe o comitê e tem como titular Fábio Campelo, da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (STIC) da pasta. Procurado, o MEC não retornou com maiores detalhes.
A estratégia está alinhada à Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber), formalizada também por decreto em 2023, junto com o CNCiber.
E-Ciber: Estratégia Nacional de Cibersegurança é focada na soberania digital do país a partir do tratamento, blindagem e aplicação de selo a dados sensíveis e críticos (Foto: Shutterstock)
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——