NOTÍCIA
Raquel Cabral propõe olhar inclusivo e afetuoso para a educação. Palestra acontece em 28 de agosto, das 16h às 17h, no Recife Expo Center
“Cabe todo mundo no mundo.” A frase que dá título à palestra da influenciadora e ativista Raquel Cabral na Jornada Bett Nordeste 2025 carrega um chamado urgente para que a educação se reconecte com sua missão essencial: acolher, respeitar e formar todos, sem exceção.
A palestra acontece em 28 de agosto, a partir das 16h, na plenária dedicada ao eixo temático Convivência, um dos pilares do evento deste ano, e promete emocionar e provocar reflexões profundas sobre inclusão, empatia e pertencimento no ambiente escolar. Inscrições gratuitas: https://brasil.bettshow.com/jornadabettnordeste
—————————–
Educação inclusiva: estratégias pedagógicas para promover a equidade
Como crianças organizam a própria aprendizagem em matemática?
—————————–
Com mais de 880 mil seguidores no Instagram (@marcelloomeninim), Raquel compartilha sua jornada de maternidade atípica ao lado do filho Marcello, que tem síndrome de Down. Suas redes sociais se tornaram um espaço de afeto e de ativismo, onde promove discussões potentes sobre diversidade, educação inclusiva e o respeito às diferenças.
Sua fala na Bett Nordeste será marcada pela vivência real e corajosa de uma mãe que aprendeu, na prática, que a inclusão vai muito além das normas: ela começa no olhar.
“Ser mãe atípica é, diariamente, ter que educar o mundo enquanto cuida de alguém que só precisa de respeito e oportunidades”, afirma Raquel Camara Cabral.
Durante sua participação, Raquel trará um olhar sensível e provocador sobre os principais entraves à inclusão nas escolas brasileiras. Para ela, um dos maiores desafios ainda é a falta de empatia e de formação adequada dos educadores para lidar com as especificidades dos estudantes com deficiência. Segundo a palestrante, o problema começa quando se enxerga a deficiência antes do indivíduo:
“Grande parte dos educadores ainda não consegue enxergar o indivíduo antes da deficiência. Cada um é único. A diversidade não pode ser vista como um problema, mas como um princípio pedagógico”, defende.
—————————–
Hora de reavaliar a avaliação escolar
Engajamento familiar é estratégia para o sucesso acadêmico de escola nos EUA
—————————–
Raquel acredita que a transformação só será possível com formação continuada, diálogo com as famílias, acessibilidade física e comunicacional e, principalmente, com o comprometimento de toda a comunidade escolar, incluindo gestores, coordenadores, estagiários e demais profissionais.
Para a palestrante, participar de um evento como a Bett é mais do que uma oportunidade de fala: é um gesto político, um grito de resistência e esperança. “É a chance de dizer, em alto e bom som, que sem inclusão não há educação. Que é urgente repensar a escola como espaço de afeto, respeito e convivência. Que cabe todo mundo no mundo.”
Aos educadores, sua mensagem final é também um convite: olhar para cada aluno com humanidade e acreditar no potencial de todos. Porque uma educação verdadeiramente transformadora começa por quem acredita que o mundo é grande o suficiente para todos e que é na escola que esse mundo começa a ser construído.
Foto: divulgação
A palestra será uma oportunidade para que educadores e gestores conheçam práticas inclusivas que já estão sendo aplicadas com sucesso em algumas escolas, como o Atendimento Educacional Especializado (AEE), a adaptação curricular flexível e a construção de uma cultura escolar antidiscriminatória.
Mais do que propor soluções técnicas, Raquel irá propor uma mudança de cultura. Ela defende que a base da educação inclusiva está nas relações humanas, na escuta ativa e na criação de vínculos de pertencimento. “A inclusão precisa deixar de ser uma pauta para se tornar uma prática natural. Não se trata de fazer favores, mas de garantir direitos”, pontua.
A Jornada Bett Nordeste 2025 será realizada em 27 e 28 de agosto, no Recife Expo Center (PE), com visitação gratuita e programação voltada para educadores, gestores e especialistas da educação pública e privada. O evento é promovido pela Bett Brasil em correalização com o Sinepe-PE, e terá como tema central Uma nova aprendizagem para construir futuros regenerativos. A proposta é debater como a educação pode atuar como força transformadora em um mundo marcado por instabilidades, desafios ambientais e desigualdades sociais.
A programação será organizada em torno dos 4 C’s da Jornada — Convivência, Consciência, Cuidado e Criação —, com auditórios temáticos, espaços de inovação, networking e uma área de exposição com soluções tecnológicas para o setor educacional.
Palestra: Cabe todo mundo no mundo – com Raquel Camara Cabral
Jornada Bett Nordeste 2025
28 de agosto (quinta-feira), a partir das 16h
Plenária – Eixo Convivência
Recife Expo Center
Inscrições: https://brasil.bettshow.com/jornadabettnordeste
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——