NOTÍCIA
Nós, professores, precisamos acompanhar continuamente o que surge tanto no conhecimento científico, como nas mudanças sociais
Por Maria Sofia Aragão, coordenadora da Escola de Professores do SinproSP | Penso que todos concordamos com o fato de que, hoje, vivemos em uma sociedade plural, onde os novos conhecimentos surgem a uma velocidade difícil de acompanhar.
O mundo do trabalho está exigindo adaptações e, de certo modo, obriga trabalhadoras e trabalhadores a acompanhar não apenas as mudanças que já estão aí, mas se preparar para as que ainda estão por vir. Ou seja, temos que nos atualizar continuamente — e isso é um imperativo.
Nós, professores, em contato com as novas gerações e “facilitadores” de sua formação, precisamos acompanhar continuamente o que surge tanto no conhecimento científico, como nas mudanças sociais, entendendo os fenômenos pelos quais passamos enquanto humanidade.
—————————–
Assédio moral e sexual nos ambientes de trabalho: tema atual, prática antiga
—————————–
Desta forma, somos trabalhadores que não podem parar de estudar: temos que estar junto de nossas alunas e nossos alunos no grande desafio do conhecimento. Mesmo porque, de várias maneiras, passamos a ser responsabilizados por tudo o que a sociedade não consegue resolver.
Como já dissemos em coluna anterior desta revista, em 2024 o SinproSP retomou seu antigo projeto de formação que precisou ser descontinuado por conta da pandemia da Covid-19.
A Escola de Professores do SinproSP, desde a sua criação, tem por princípio a atualização e o aprimoramento. Por isso, convida professores e pesquisadores universitários a compartilhar conhecimento com seus colegas que estão em sala de aula — lugar em que surgem, no cotidiano, os maiores desafios das práticas educativas e pedagógicas.
Sim, é em momentos coletivos, de trocas entre nós, que por vezes encontramos ideias, ações e construímos o “corpo docente”.
—————————–
—————————–
Recomeçaremos o 2º semestre de 2025 com algumas mudanças estruturais, buscando facilitar a participação de professoras e professores nas formações: a primeira aula de cada curso será sempre síncrona, e as demais gravadas (EAD). Desta maneira, todas e todos poderão participar ou quando o curso está acontecendo, ou posteriormente, de acordo com suas agendas.
Mais uma vez, fizemos neste ano uma enquete perguntando aos professores quais os assuntos que gostariam que fossem oferecidos na Escola de Professores.
Algumas das sugestões já foram incorporadas à programação: temas como Neurociência e Educação; IA no Ensino Básico e no Ensino Superior; Mediação de Conflitos, Clube de Leitura e muito mais.
Convido todas e todos a conhecer nossa Escola. Será uma alegria se pudermos caminhar juntos em mais essa ação oferecida pelo SinproSP e voltada ao nosso crescimento intelectual e cidadão.
www.escoladeprofessores.sinprosp.org.br
Foto: Shutterstock
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——