NOTÍCIA
Iniciativa contará com a participação de Tiago Rogero, criador do projeto Querino e dos podcasts Vidas Negras e Negra Voz; encontro online e gratuito acontecerá em 25 de fevereiro
Uma live sobre a importância do estudo da história do Brasil a partir de uma perspectiva afrocentrada acontecerá em 25 de fevereiro. A iniciativa é do Centro de Formação da Vila, instituição que faz parte da Bioma Educação.
Chamada Contribuições do Projeto Querino para repensar a escola: a importância do olhar afrocentrado, a live contará com a participação do jornalista Tiago Rogero. Correspondente do jornal The Guardian na América do Sul e criador dos podcasts Vidas Negras, Negra Voz e projeto Querino, Rogero é autor do livro Projeto Querino: um olhar afrocentrado sobre a história do Brasil (ed. Fósforo), obra que explora com profundidade o caminho da diáspora africana na construção do Brasil.
Quatro matérias sobre educação antirracista e equidade racial
Sonya Douglass fala da luta pela equidade racial nas escolas
A iniciativa, que terá ainda a participação de Silvane Silva, Lisângela Kati do Nascimento, Fábio Conceição e Bianca Laurino, formadores da trilha Repensando a escola: teorias e práticas para uma educação antirracista, oferecida pelo Centro de Formação da Vila, buscará debater as contribuições do projeto Querino para a educação antirracista nas escolas.
Pontos como as contribuições negras para a história de nosso país, a perspectiva afrocentrada e sua colaboração para a construção de uma educação antirracista, entre outros, serão tratados na live, que é gratuita e está com as inscrições abertas.
Live Contribuições do Projeto Querino para repensar a escola: a importância do olhar afrocentrado
Com: Tiago Rogero, jornalista, correspondente do jornal The Guardian na América do Sul, criador do projeto Querino e dos podcasts Vidas Negras e Negra Voz.
Quando: 25 de fevereiro, terça-feira, das 19h às 20h.
Onde: no canal de YouTube do Centro de Formação da Vila.
Inscrições: acesse aqui.
Valor: encontro online e gratuito.
Foto: divulgação
O projeto, que teve início em 2020 e contou com entrevistas, viagens e pesquisas para entender o Brasil e sua história, trouxe à tona questões como o fato de o Brasil ter nascido da escravidão com a exploração do conhecimento e do trabalho dos indígenas, primeiramente, e depois dos africanos e dos seus descendentes. O projeto também aborda o cenário atual no contexto de temas como a lei de cotas para estudantes de escolas públicas nas universidades federais, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, que gerou uma grande discussão sobre o acesso à educação de qualidade de estudantes negros.
——
Revista Educação: referência há 30 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——