NOTÍCIA
Brasil Educação conta com 49 episódios; confira as produções de 2024
O podcast Brasil Educação é um espaço de formação para quem atua na área e se preocupa em se atualizar sobre os principais assuntos do momento. Organizado e produzido pela revista Educação, em 2024, foram divulgados 11 episódios.
Todas as temáticas continuam atuais. Escute e/ou assista quando quiser. Confira a sinopse de cada um deles — a apresentação é de Tatiana Pita, professora e mestra em educação, e o apoio é da International School:
De que forma a nova lei que institui bullying e cyberbullying como crime impacta a escola e a família? Como construir iniciativas de prevenção no ambiente escolar? Qual o papel da escola?
Essas e outras perguntas são respondidas por Kelli Angelini, advogada e consultora em direito e educação digital. Kelli desenvolve há 10 anos em escolas livros e programas de prevenção ao cyberbullying e uso consciente da internet, além de ter atuado por 19 anos na área jurídica do NIC. BR, entidade ligada ao comitê gestor da internet no Brasil.
Anderson Mendes compartilha sua experiência na escola enquanto um estudante com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Hoje ele é consultor em saúde mental e bem-estar emocional e autor do projeto Depressão não é frescura, que inclui livro e documentário com o mesmo nome, o qual conta com a participação de Mario Sergio Cortella e Monja Coen.
O crítico de cinema Sergio Rizzo fala neste episódio sobre como o cinema plural enriquece as nossas aprendizagens, tendo como ponto de partida o fato de que produções feitas por indígenas, negros e mulheres são também caminhos de construção de espaços de fala e representatividade.
Rizzo é jornalista, curador, crítico do jornal O Globo, diretor associado da Deusdará Filmes e produtor associado da produtora Parece Cinema.
Proibir ou liberar o celular na sala de aula? Quem responde essa pergunta é o orientador educacional João Jonas Veiga Sobral. Neste episódio, João Jonas, que também é professor de língua portuguesa e colunista na revista Educação, debate o papel da família e das instituições de ensino nesta decisão.
——
Brasil patina na recuperação da aprendizagem
O papel de todos no combate ao bullying
——
Neste episódio, a professora e mestre em educação Karina Santos Silva apresenta caminhos para garantir a qualidade no processo de alfabetização e letramento. Karina é coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas no Ateliescola Acaia.
Eduardo Deschamps, que foi secretário de Educação de Santa Catarina e presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, o Consed, orienta neste episódio educadores e educadoras sobre o novo ensino médio.
Eduardo atuou diretamente na versão aprovada em 2017, uma vez que presidiu a Comissão do Ensino Médio no Conselho Nacional de Educação. Ele também é membro do conselho editorial da revista Educação.
Neste episódio, a diretora de educação digital do Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo, orienta educadores e educadoras sobre como utilizar a inteligência artificial (IA) como ferramenta pedagógica.
Joice Lopes Leite atua há mais de 25 anos na área de tecnologia e educação, com experiência no ensino básico e superior.
——
Interdisciplinaridade: currículo que dialogue com a vida e dê sentido
Psicologização da educação impõe ao professor demandas que vão além do seu papel
——
“Qual a importância de uma gestão e coordenação que escuta e entende as necessidades de sua comunidade escolar? O que você entende sobre o eu, o outro e nós e a necessidade de humanizar o espaço escolar?” Essas são algumas perguntas que Tatiana Pita, pedagoga, mestre em educação e consultora educacional, responde neste episódio.
O que é ser professora/professor? Quais histórias mais te marcaram? Neste episódio, a apresentadora Tatiana Pita conversa com duas professoras em tempos diferentes de carreira que respondem a essas e outras perguntas. No papo, elas refletem sobre o papel docente: sem visão romantizada, mas ressaltando a importância e o potencial transformador da profissão. Convidadas:
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) representa a principal porta de entrada para o ensino superior atualmente. Mas nem sempre foi assim: desde sua criação, em 1998, a avaliação passou por mudanças. E, para o futuro — com novas modificações no ensino médio —, discute-se se ele deve ser adaptado. Há, ainda, o debate sobre o exame voltar a funcionar como certificação de conclusão do ensino médio para estudantes maiores de 18 anos.
Para falar sobre as questões que envolvem um novo Enem, bem como relembrar sua trajetória até se transformar no que é hoje, este episódio de Brasil Educação recebe Maria Helena Guimarães de Castro, titular na Cátedra Instituto Ayrton Senna de Inovação em Avaliação Educacional, da USP de Ribeirão Preto, SP, e professora aposentada de ciência política pela Unicamp. Ela presidiu o Inep de 1995 a 2002, sendo uma das criadoras do Enem, dentre outras importantes funções públicas.
Casos de bullying e cyberbullying podem ser devastadores e representam um grande desafio não só para as escolas, mas para toda a sociedade. Como preveni-los e combatê-los? Qual o papel das escolas e das famílias?
Neste episódio, a advogada Kelli Angelini, especializada na interseção entre direito digital e educação digital e finalista do prêmio Jabuti 2024 na categoria educação com o livro Segredos da internet que crianças e adolescentes ainda não sabem (ed. Inverso), retorna ao nosso canal para falar do assunto.