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Publicado em 03/12/2024

Retrospectiva 2024: o que aconteceu na educação brasileira?

De reformas estruturais à expansão do uso de inteligência artificial, o ano foi marcado por importantes transformações

Estamos chegando ao fim de 2024 e é hora de refletir e avaliar o que este ano trouxe de novidade para a área da educação. A consolidação de novas diretrizes curriculares, a introdução de tecnologias e a promulgação de leis voltadas à proteção dos estudantes configuraram-se como marcos que desafiam gestores, educadores e estudantes a se adaptarem a um novo panorama.

Valorização dos profissionais da educação básica

Logo no início do ano, uma vitória: em janeiro, foi sancionado integralmente o Projeto de Lei nº 88/2018, que estabelece diretrizes para a valorização dos profissionais da educação básica. A medida visa melhores condições de trabalho, salários mais justos e qualificação contínua dos docentes e demais profissionais que atuam no ensino fundamental e médio, respondendo a uma reivindicação antiga da categoria.

A inteligência artificial e o papel do professor

O avanço da inteligência artificial (IA) na educação se tornou, em 2024, uma realidade inescapável. Plataformas de ensino adaptativo, correção automática de avaliações e assistentes virtuais estão transformando a maneira como o conhecimento é transmitido e absorvido. 

Essas tecnologias trazem um nível de personalização antes impraticável, ajustando o conteúdo às necessidades individuais dos alunos e oferecendo feedback instantâneo, ao mesmo tempo que facilitam o trabalho dos educadores, automatizando tarefas administrativas e permitindo um maior foco em atividades criativas e no apoio emocional aos estudantes.

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No novo formato, uma parte do currículo é composta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto a outra parte permite que os alunos escolham itinerários formativos voltados às áreas específicas de interesse, como linguagens, ciências da natureza, matemática, ciências humanas e formação técnica e profissional. 

Também houve um aumento da carga horária da formação geral básica: de 1,8 mil para 2,4 mil horas (somados os três anos) para estudantes que não optarem pelo ensino técnico. A carga horária total do segmento continua a ser de 3 mil horas (5 horas em cada um dos 200 dias letivos anuais).

Novos parâmetros para a educação infantil

Outro marco de 2024 foi a atualização dos parâmetros de qualidade da educação infantil. As novas diretrizes reforçam a importância de uma abordagem pedagógica que contemple o aprendizado cognitivo e o desenvolvimento emocional e social. O brincar foi reafirmado como uma prática essencial para o desenvolvimento infantil, sendo considerado um veículo para a construção de conhecimentos e socialização. 

A aplicação desses novos parâmetros colocará à prova desafios práticos. Investir na capacitação dos profissionais e em infraestrutura adequada será decisivo para as mudanças propostas saírem do papel e se tornarem uma realidade acessível para todas as crianças.

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Segurança escolar e a criminalização do bullying

A segurança escolar foi outro tema amplamente discutido em 2024, especialmente após a promulgação da lei que criminaliza o bullying e amplia as punições para crimes cometidos contra crianças e adolescentes. A legislação surgiu em resposta à crescente demanda por ambientes escolares mais seguros e inclusivos, que promovam o respeito e a convivência saudável entre os alunos. 

A lei exige que as instituições de ensino adotem medidas preventivas e programas de conscientização, além de oferecerem suporte psicológico adequado para vítimas de violência.

O sucesso dessa medida e de todo o legado de 2024 será medido pela capacidade de o sistema educacional integrar as mudanças de forma inclusiva e eficiente, garantindo que o direito à educação de qualidade seja uma realidade para todos os estudantes, independentemente de suas condições sociais ou regionais. O desafio é grande, mas o potencial de transformação é igualmente promissor.

 

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Foto: Shutterstock

 


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