ARTIGO

Olhar pedagógico

Autor

Redação revista Educação

Publicado em 03/10/2024

Mais de 350 estudantes se reúnem para debater convivência ética e democrática nas escolas

Participantes das Equipes de Ajuda trataram de temas como direitos humanos e bem-estar, sexualidade e gênero, capacitismo e racismo

O VI Encontro Nacional das Equipes de Ajuda aconteceu em 25 de setembro, em Campinas, SP. Organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral (Gepem) da Unesp e da Unicamp, o evento reuniu jovens de instituições públicas e particulares de ensino básico que têm implementado um sistema de apoio entre iguais, que tem como bandeiras a colaboração e o cuidado entre pares. O Gepem é coordenado pelas professoras Telma Vinha (Unicamp) e Luciene Tognetta (Unesp) e existe há cerca de 20 anos.

O encontro ocorreu no Centro de Convenções da Unicamp, SP, e nas salas de aula da Faculdade de Educação Física da mesma universidade. Participaram mais de 350 estudantes e 50 tutores — professores que são responsáveis pela orientação, formação e acompanhamento desses jovens nas unidades educacionais.

 

Encontro de equipes de ajuda

Encontro reuniu estudantes no Centro de Convenções da Unicamp, SP, e nas salas de aula da Faculdade de Educação Física da mesma universidade (Foto: divulgação/Gepem)

Foco nos direitos humanos

O evento foi marcado por uma participação ativa e efetiva das(os) jovens. Elas(es) apresentaram o que prepararam entre maio e setembro em suas escolas a respeito da temática dos direitos humanos. 

No período da manhã, após uma breve abertura com a apresentação da Orquestra Jovem de Araraquara, uma fala da professora Luciene Tognetta — coordenadora da Rede de Equipes de Ajuda do Brasil —, e outra do professor Clodoaldo Meneguello Cardoso — coordenador do Observatório de Direitos Humanos da Unesp —, as escolas participaram da já tradicional troca de brasões. Neste momento, uma(um) representante de cada escola subiu no palco e ofereceu o símbolo que representa sua equipe de ajuda para outra instituição.

——

Leia também

Bullying e outras violências: os desafios de se viver em sociedade

Convivência escolar: como combater bullying e outras violências

——

Segundo os organizadores, é perceptível o sentimento de pertencimento de cada uma e cada um ao entregar o que representa o seu grupo, para que a outra escola cuide e se comprometa com a proposta. No período da tarde, os jovens se dividiram em oficinas para apresentar um pouco do trabalho desenvolvido pelas turmas nas suas unidades escolares durante o ano.

 

 VI Encontro Nacional das Equipes de Ajuda

Mais de 350 estudantes participaram do VI Encontro Nacional das Equipes de Ajuda (Foto: divulgação/Gepem)

Os participantes trataram de temas que despertam sentimentos muitas vezes difíceis de lidar, como: direitos humanos e bem-estar; aporofobia; capacitismo; sexualidade e gênero; cyberconvivência e racismo. Esses assuntos atravessam a convivência ética e democrática dentro das escolas. 

Na sequência, houve um aprofundamento em cada temática com a presença de oficineiros que são referências nessas áreas. Os oficineiros conduziram debates e reflexões importantes para o tempo em que vivemos, marcado por intolerância e polarização de ideias.

Para finalizar, o Grupo Maracatucá, de Campinas, conduziu os estudantes, tutores, palestrantes, oficineiros e organizadores do evento até o Teatro de Arena da Unicamp ao som dos ganzás, gonguês, caixas e alfaias, dançando em coreografias contagiantes. 

Segundo os presentes, a caminhada de algumas centenas de metros foi um dos momentos marcantes do encontro: jovens unidos em uma mesma direção, num mesmo propósito, por uma convivência harmoniosa em suas escolas.

 

VI Encontro Nacional das Equipes de Ajuda

Caminhada foi um dos momentos marcantes do encontro (Foto: divulgação/Gepem)

Saiba mais sobre as Equipes de Ajuda

Acesse a plataforma do Gepem- Unesp/Unicamp por meio deste link.

——

Revista Educação: referência há 29 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

——

Escute nosso podcast


Leia Olhar pedagógico

celular na escola - foto shutterstock

Celular na escola: regras também valem para os professores

+ Mais Informações
mais da metade dos brasileiros não lê livros - imagem shutterstock

Mais da metade dos brasileiros não lê livros, aponta pesquisa

+ Mais Informações
Experimento matemáticos nos EUA - Foto Shutterstock

Experimento matemático gera bons resultados nos Estados Unidos

+ Mais Informações
2

Interdisciplinaridade: currículo que dialogue com a vida e dê sentido

+ Mais Informações

Mapa do Site