NOTÍCIA
O que nos diferencia? A falta de viés, e a apuração nos moldes que só o jornalismo permite: apuração isenta e direito ao contraditório
Publicado em 11/09/2024
A revista Educação nasceu quando a mídia impressa ainda imperava e sob os bons augúrios de um novo plano econômico, o Real, que de fato foi fundamental para o Brasil. E tornou-se determinante para o incremento dos negócios dos jornalistas empreendedores. Exatamente com a edição de setembro de 1995 começamos a contar a história da educação. Não que tenhamos sido os primeiros, mas numa publicação exclusiva do assunto ficou cada vez mais raro, até que hoje somos a única.
O bom de tudo isso é que os parceiros da educação naqueles primeiros 20 anos se aglutinaram na publicação em sua sede no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Tínhamos a ambição de contribuir com nossas matérias para melhorar a qualidade do ensino. E perseguimos isso até hoje, com o mesmo denodo e com a mesma liberdade que desfrutamos nesse período. Somos, sim, uma imprensa sem partidarismo, sem outro vínculo que não seja a educação.
——
Grande Encontro da Educação terá Carlos Nobre, Vera Iaconelli e Paulo Fochi
Incentivo à leitura conscientiza meninas sobre violência sexual
——
Fazer a revista Educação hoje é mais difícil. Todo mundo produz conteúdo, nossos parceiros patrocinadores e até mesmo nossos leitores, que, não tendo veículo, se expressam nas redes sociais, criando legião de seguidores.
O que nos diferencia? A falta de viés, e a apuração nos moldes que só o jornalismo permite: apuração isenta e direito ao contraditório. Enquanto parceiros fazem conteúdo no intuito de apresentar seus produtos, e os leitores expressam suas opiniões e idiossincrasia em redes, nós buscamos os protagonistas que discutem temas relevantes para, em reportagem, apresentar todos os lados da questão.
Mas também é bom frisar que ficou mais fácil fazer uma revista quando se dispõe da colaboração de educadores do porte do nosso Conselho Editorial, cujos nomes podem ser vistos nesta página, e dos colunistas que nos brindam com suas análises indispensáveis. E também com a presença nessas quase três décadas do que chamo de parceiros, patrocinadores e apoiadores.
É por isso que estamos em festa. Somos novos, estamos chegando nos 30 anos, tempo de mais mudança por aqui.
Obrigado a todos e todas que nos ajudaram nessa caminhada. E que continuemos juntos.
Edimilson Cardial, publisher e fundador da revista Educação.
——
Revista Educação: referência há 29 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
——