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Débora Garofalo

Primeira sul-americana finalista do Global Teacher Prize, prêmio que a colocou entre os 10 melhores professores do mundo

Publicado em 15/08/2024

Gamificação como estratégia pedagógica

A abordagem potencializa o processo de ensino e aprendizagem. Conheça caminhos para sua implantação e uma proposta com jogos e missões para a sala de aula

A gamificação é uma abordagem que pode ocorrer no formato plugado (online) e desplugado (concreto), utiliza elementos dos jogos e tem se destacado como uma poderosa ferramenta para potencializar o processo de ensino e aprendizagem, trazendo elementos lúdicos e motivadores para a sala de aula. 

Ao incorporar dinâmicas de jogos em atividades de ensino, a gamificação estimula a participação ativa dos estudantes, promove o engajamento e desperta o interesse pelo conteúdo de forma criativa e interativa. Além disso, ela pode contribuir significativamente para a formação integral dos estudantes, desenvolvendo habilidades e competências como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e tomada de decisão, essenciais para esses novos tempos.

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Para implementar a gamificação na educação, é fundamental adotar estratégias diversificadas que estimulem a criatividade e a participação dos estudantes. Isso pode incluir a criação de desafios, missões e recompensas, a utilização de plataformas digitais interativas e a incorporação de elementos narrativos envolventes. 

Ao personalizar as experiências de aprendizagem por meio da gamificação, os professores podem tornar o processo de ensino mais atrativo e significativo, incentivando a autonomia, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

De olho na gamificação plugada e desplugada

Ao inserir a gamificação nas aulas, os professores precisam considerar diversos elementos para garantir uma experiência educacional eficaz e envolvente, tanto na modalidade plugada quanto desplugada. Alguns desses elementos incluem:

Objetivos educacionais claros: os professores devem alinhar os elementos de gamificação com os objetivos de aprendizagem da disciplina, garantindo que os jogos e atividades ludificadas contribuam para o desenvolvimento dos conhecimentos e habilidades propostos.

Engajamento dos estudantes: é essencial criar desafios e tarefas que despertem o interesse e a motivação, estimulando a participação ativa e a concentração nas atividades propostas.

Feedback (retorno) imediato: a gamificação deve oferecer retornos constante e imediato sobre o desempenho dos discentes, permitindo que eles acompanhem seu progresso e colaborem com ajustes no processo de aprendizagem.

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Personalização da experiência: os professores devem considerar as características individuais de cada um e criar atividades gamificadas, adaptando os desafios e recompensas de acordo com o ritmo e as necessidades singular de cada estudante.

Integração de tecnologia: na gamificação plugada, é importante escolher plataformas e ferramentas tecnológicas adequadas para apoiar as atividades ludificadas, garantindo uma experiência digital interativa e envolvente.

Desafios e recompensas: elementos como desafios, missões, recompensas e rankings podem ser utilizados para incentivar a participação e a superação dos discentes, promovendo a competição saudável e o reconhecimento do esforço individual.

Avaliação e acompanhamento: os professores devem avaliar periodicamente o impacto da gamificação nas aulas, coletando e ouvindo os alunos, ajustando as estratégias conforme necessário para garantir a eficácia do processo de ensino e aprendizagem.

gamificação

Para implementar a gamificação na educação, é fundamental adotar estratégias diversificadas que estimulem a criatividade e a participação dos estudantes (Foto: Shutterstock)

Modelo de aula na prática

A gamificação é bem-vinda em qualquer disciplina e conteúdo, mas, vamos pegar como exemplo uma aula sobre frações, da disciplina de matemática, no formato gamificado desplugado. O professor introduz o objetivo do jogo e os conceitos a serem abordados, dividindo a classe em equipes com avatares representativos. Os desafios iniciais consistem na resolução de problemas simples com frações, como identificar frações equivalentes e realizar operações básicas, com cada tarefa bem-sucedida rendendo pontos para a equipe. 

À medida que a aula avança, os estudantes enfrentam missões mais complexas que demandam a aplicação prática e contextualizada dos conceitos de frações, como resolver situações do cotidiano envolvendo divisões de alimentos, por exemplo.

Durante a atividade, as equipes acumulam pontos ao completar desafios e recebem recompensas, como distintivos ou medalhas, incentivando a competição saudável entre elas. Um ranking em tempo real exibe a pontuação de cada equipe, estimulando o engajamento e o trabalho em grupo. 

O professor fornece retorno individualizado aos estudantes ao longo da aula, destacando seus pontos fortes e áreas de melhoria em relação aos conceitos de frações, permitindo revisões e aprimoramentos por meio de atividades extras.

Múltiplas atividades e habilidades

Ao final da aula, a equipe com a maior pontuação é declarada vencedora, promovendo um senso de realização e cooperação entre a turma. A avaliação sobre essa aula deve considerar diversos aspectos para garantir a eficácia do processo de ensino e aprendizagem. Alguns pontos a serem considerados incluem a participação e engajamento dos alunos, observando sua interação com as atividades, colaboração em equipe e interesse demonstrado pelos desafios propostos. 

Verificar se os estudantes demonstraram compreensão dos conceitos de frações abordados na aula, avaliando sua capacidade de aplicar esses conceitos em situações práticas e resolver problemas relacionados também é ponto de atenção.

Além disso, é importante analisar o desempenho da turma tanto individualmente quanto em equipe, considerando a contribuição de cada um para o progresso do grupo e a capacidade de trabalhar colaborativamente para atingir os objetivos da aula. 

A gamificação torna o aprendizado mais dinâmico, interativo e memorável, proporcionando uma experiência educacional diferenciada e estimulante, que os envolve de forma ativa e engajada. Essa abordagem não se limita a tornar o aprendizado mais divertido, mas também promove a colaboração, o pensamento crítico, a resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades essenciais para a formação integral dos estudantes. 

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