NOTÍCIA
Iniciativa do Sesi Para Todos em parceria com Secretaria de Educação estadual é voltada a práticas docentes para o fundamental 2 e ensino médio
Publicado em 26/07/2024
A Faculdade Sesi de Educação e o governo do estado de São Paulo lançaram, em julho de 2024, a pós-graduação em Educação Matemática com o Sesi-SP. O curso é gratuito e destinado aos professores da rede estadual e da rede Sesi-SP de ensino. A especialização é a mais nova iniciativa do Sesi Para Todos e tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos professores de matemática, tanto dos anos finais do ensino fundamental quanto do ensino médio, com um foco especial na promoção da equidade no ensino.
No decorrer de 10 anos, a pós-graduação oferecida pelo Sesi-SP por meio da Faculdade Sesi de Educação, acontecerá de forma escalonada, com ampliação dos locais de oferta e novas turmas a cada semestre, até cobrir todo o território do estado de São Paulo.
Serão ao todo 360 horas de formação, durante aproximadamente 18 meses. As primeiras turmas do programa estarão inicialmente em três polos (Catumbi-São Paulo, Sorocaba e Campinas).
—–
Ética e privacidade dos dados da inteligência artificial na educação
Língua inglesa e técnica japonesa como meio para a cultura de paz
—–
Serão oferecidas 810 vagas, distribuídas em 27 turmas, sendo nove em cada polo. As aulas iniciam já em setembro e o conteúdo será dividido em: 60% conhecimentos sobre a Matemática e como ensiná-la, 20% conhecimentos pedagógicos gerais, 20% destinado ao planejamento, aplicação, avaliação de prática e elaboração constante do TCC.
Segundo Adilson Dalben, Supervisor de Projetos de Formação do Sesi-SP, responsável pela implementação da pós, também chamada de Matemática², é por meio do trabalho em grupo focado na resolução de problemas que a comunicação entre estudantes é enfatizada, permitindo que eles assumam os papéis tanto de “aprendentes” quanto de “ensinantes”.
“Queremos aprimorar o conhecimento especializado do professor de matemática, promovendo um ensino que vá além da memorização de regras e aplicação de fórmulas. O professor deve deixar de ser apenas apresentador e avaliador, assumindo o papel de mediador e gestor de uma comunidade de aprendizagem. Nesse contexto, a capacidade de resolver problemas coletivamente é vista como sinônimo de aprender matemática, uma habilidade valiosa tanto nas aulas quanto na vida,” afirma Adilson.
Luis Paulo Martins, Gerente de ensino superior do Sesi-SP enfatiza: “o programa traz uma perspectiva diferente para o ensinar e aprender matemática. Os resultados alcançados são positivos e foram constatados em programas similares desenvolvidos pela Faculdade SESI de Educação”.
Os professores do estado interessados em participar, e que atendam aos critérios dispostos em edital, poderão se inscrever no site.
Os professores do Sesi-SP, habilitados de acordo com a regional em que atuam, serão notificados pela entidade e poderão se inscrever via secretaria.
—–
Bernardete Gatti: Não podemos confundir educação com ensino