/* Altera a margem superior apenas nessa página */

COLUNISTAS

Colunista

Damaris Silva

Mestre em letras e consultora de gestão de projetos educacionais para redes públicas e privadas de ensino

Publicado em 09/07/2024

Língua inglesa e técnica japonesa como meio para a cultura de paz

O projeto de uma professora da rede municipal de Guararema, SP, que em ações interdisciplinares com os estudantes estimula o convívio e a partilha

A violência escolar tem se tornado uma preocupação crescente, e promover um ambiente seguro e acolhedor nas escolas torna-se cada dia mais imperativo. Foi com esse propósito que a Escola Municipal Célia Leonor Lopes Lunardini, em Guararema, SP, deu início ao projeto The School of My Dreams, focado em cultivar a cultura de paz entre os alunos do ensino fundamental. 

O projeto foi criado pela professora Sueller Oliveira da Costa e implementado durante as aulas de língua inglesa, com o objetivo de promover comportamentos que fortalecessem a convivência saudável, focada na promoção e sensibilização para o respeito mútuo, a cooperação entre toda a comunidade escolar e a promoção de valores como a paz, harmonia e esperança. 

—–

Leia também 

Como vivenciar a matemática

Mais que aprender, vivenciar

—–

Para isso, Sueller se valeu de ações interdisciplinares, integrando língua inglesa com artes, educação física, ciências e história. As atividades desenvolvidas incluíram a promoção de debates sobre Como seria a escola dos seus sonhos?; a elaboração de mapas mentais, que foram traduzidos para o inglês, ajudando a expandir o vocabulário dos alunos e sua conscientização sobre o tema; a coleta de perspectivas diversas por meio de entrevistas com colegas, familiares e funcionários da escola; e culminaram com produções organizadas de acordo com a faixa-etária das crianças, alunos dos 1º, 2º e 3º anos produziram um audiolivro, que recebeu o nome de The Tsuru’s Legends, em que narraram e ilustraram histórias sobre a cultura de paz 

cultura da paz

Projeto The School of My Dreams, focado em cultivar a cultura de paz entre os alunos do ensino fundamental (Foto: arquivo pessoal)

Já os estudantes dos 4º e 5º anos produziram uma série de vídeos, que integraram os episódios de uma série também denominada Tsuru’s Legends. Além disso, todos se envolveram na produção de 1.000 origamis inspirados pela lenda dos tsurus, reforçando a importância da paz e da perseverança. 

—–

Leia também 

O culto à ignorância e ao mercantilismo dos dados

Qualidade das escolas de Sobral influencia faculdades locais

—–

Segundo Sueller, a montagem dos pássaros foi a etapa mais marcante para os alunos, pois sintetiza os principais valores elencados no projeto. Ao reunir todas as turmas na confecção dos tsurus, foram treinados o vocabulário referente a valores, expressões para descrever desejos, conquistas e realizações, mas, além disso, se concluiu o propósito de acreditar em um ambiente educacional próspero, e, em especial, pacífico. 

cultura da paz

Atividade organizada pela docente Sueller Oliveira da Costa
(Foto: arquivo pessoal)

O conceito da cultura de paz teve origem em África, em 1989. A expressão veio à tona em Yamoussoukro, na Costa do Marfim, durante a Conferência Internacional sobre a Paz Nas Mentes dos Homens. Essa perspectiva ressalta a importância de iniciativas como The School Of My Dreams, que buscam transformar o ambiente escolar em um espaço que favoreça o convívio e a partilha. 

A confecção de 1.000 tsurus, com a participação de alunos e familiares, simbolizou o esforço coletivo pela paz e o projeto The School Of My Dreams demonstrou que é possível transformar a escola em um lugar cuja cultura de paz é vivida diariamente.  

Leia Mais 

África: fundamentos e recursos para uma cultura de paz. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000225535_por  

—–

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

—–

Escute nosso episódio de podcast:


Leia mais

inteligência artificial na educação

Ética e privacidade dos dados da inteligência artificial na educação

+ Mais Informações
cultura da paz

Língua inglesa e técnica japonesa como meio para a cultura de paz

+ Mais Informações
orientador educacional

A ressignificação do orientador educacional

+ Mais Informações
ignorância

O culto à ignorância e ao mercantilismo dos dados

+ Mais Informações

Mapa do Site