NOTÍCIA
Estudantes vulneráveis em escolas particulares parceiras da SOMOS Educação, com isenção total das mensalidades e materiais didáticos incluídos
Estão abertas as inscrições para o programa de aceleração Somos Futuro, destinado a jovens estudantes provenientes da escola pública e em vulnerabilidade socioeconômica. A iniciativa é do Instituto SOMOS, frente de impacto social da SOMOS Educação — uma das principais empresas de educação básica do Brasil e que tem a Cogna como principal acionista. O processo seletivo vai até 30 de agosto e as inscrições podem ser feitas pelo site.
Desde 2017, o Somos Futuro beneficiou cerca de 800 jovens. Em 2025, serão ofertadas mais de 280 bolsas em 64 municípios de 14 estados. Para participar, é necessário que os candidatos estejam matriculados no 9º ano do ensino fundamental 2 em escola pública em 2024, tenham no máximo 15 anos completos neste ano, além de apresentar bom desempenho acadêmico nos últimos três anos e possuir renda bruta familiar, por pessoa, de no máximo dois salários mínimos.
—–
Mudanças climáticas: agir na comunidade, entrando pela escola
—–
De acordo com informações levantadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016-2023 (PNAD), realizada pelo IBGE e divulgada em fevereiro deste ano, 8,8 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não terminaram o ensino médio e não frequentam nenhuma instituição de educação básica.
“São quase 9 milhões de brasileiros que estudaram apenas até o ensino fundamental. Segundo o Censo Escolar 2023, 7,9% dos alunos foram reprovados nos anos finais do ensino fundamental (5º ao 9º ano), enquanto 13,4% foram reprovados no ensino médio — e a reprovação tem sido um dos fatores de evasão do ensino médio, o que se desdobra na impossibilidade de cursar o ensino superior, obter melhores oportunidades profissionais e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida”, destaca Guilherme Mélega, presidente do Instituto SOMOS.
Para mudar esse cenário, o programa Somos Futuro seleciona jovens para cursar gratuitamente o ensino médio em escolas de excelência. “Acreditamos no papel transformador da educação na vida e no futuro de todos. O programa Somos Futuro promove oportunidades para que os jovens não desistam do ensino médio e desenvolvam sua potencialidade em escolas de excelência, rumo às melhores instituições de ensino superior”, afirma.
O processo seletivo vai até 30 de agosto e as inscrições podem ser feitas pelo site (Foto: Shutterstock)
José Barcello Neto, estudante de ciências biológicas na USP, foi bolsista no Colégio Cristo Rei. “O Somos Futuro possibilitou a minha entrada em uma das melhores escolas da região, o que fez com que eu conseguisse a aprovação em uma das melhores universidades do país.”
Outra bolsista que teve sua vida transformada pelo Somos Futuro é a Pietra Rosa de Jesus Araújo, que foi aluna no Colégio Alicerce e hoje estuda Direito no Insper com 100% de bolsa. “Pude perceber, por meio das mentorias e do próprio convívio na escola particular, que é imprescindível discernir e escolher nossas batalhas. O Somos Futuro me integrou a um ambiente que eu pensava ser impossível de chegar, o do conhecimento pessoal.”
—–
Qualidade das escolas de Sobral influencia faculdades locais
Bernardete Gatti: Não podemos confundir educação com ensino
—–
Os candidatos devem acessar o portal do programa, preencher a ficha de inscrição, responder ao questionário socioeconômico, indicar a escola de preferência e enviar dois vídeos: um do próprio candidato falando por qual motivo merece ser bolsista e outro, em que sua família ou responsáveis devem contar como poderão apoiar o futuro do aluno em sua jornada no programa Somos Futuro.
Após um processo de seleção que compreende quatro etapas eliminatórias (análise socioeconômica, avaliação acadêmica, entrevista com voluntários do Instituto e entrevista do candidato e responsáveis na escola escolhida), os selecionados iniciarão o ano acadêmico de 2025 em uma escola parceira da SOMOS Educação.
—–
Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica
—–