COLUNISTAS:

Colunista

Ricardo Tavares

Ricardo Tavares é diretor-geral da FTD Educação

Publicado em 10/05/2024

Propósito e missão para uma educação sustentável

O propósito define o porquê da existência da instituição educacional, enquanto a missão delineia como ela pretende alcançar seus objetivos

O mundo está em constante mudança e a educação é parte fundamental desta transformação. Na Bett Brasil 2024, o maior evento de inovação e tecnologia para educação da América Latina, realizado no final de abril, em São Paulo, o tema Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais ressoou fortemente, destacando a necessidade de uma abordagem educacional que não apenas acompanhe, mas também antecipe e influencie as transformações sociais em curso. 

—–

Leia também

Convivência escolar: como combater bullying e outras violências

Povos indígenas e as reivindicações de espaço nas universidades

—–

Temas da Bett 2024

Apesar de temas como inteligência artificial e ensino bilíngue imperarem nos estandes dos principais players do setor, um olhar mais apurado notou que as pautas transversais ao mote do encontro nortearam as mesas de discussões e painéis, como equidade, conexões humanas, inteligência socioemocional e futuros sustentáveis. Neste contexto, a educação pública, voltada para a construção de um país mais equilibrado e justo, também ganhou os holofotes.

Ficou claro que para o segmento educacional o caminho deve ir além da adoção de novas tecnologias ou soluções de vanguarda. É importante alinhar a educação com um propósito claro e uma missão que transcenda as fronteiras da sala de aula e da escola.

O propósito e a missão são elementos fundamentais para orientar as instituições educacionais na direção certa. Em um mundo cada vez mais complexo e interconectado é essencial que a educação avance além da mera transmissão de conhecimento e se concentre em cultivar habilidades como pensamento crítico, colaboração, empatia, respeito e resolução de problemas. 

Trajetos

Ao definir um propósito claro e uma missão inspiradora, a escola e o ecossistema que gira em torno dela, como famílias e comunidade, podem orientar seus esforços para preparar os alunos não apenas para desempenho e resultados, mas para se tornarem cidadãos engajados e agentes de mudança positiva na sociedade. 

Isso implica em promover valores como sustentabilidade e responsabilidade social, incorporando-os ao currículo, à cultura e às práticas institucionais. Como bem enfatizou a diretora de conteúdo da Bett Brasil, Adriana Martinelli, sobre o evento: “Ao destacar a ‘inovação com propósito’, ressalta-se a importância de não somente adotar novas abordagens e tecnologias educacionais, mas de fazê-lo com um propósito bem definido, voltado para o bem-estar social e a favor de uma transformação eficaz e emocionalmente positiva”.

—–

Leia também

Uma escola admirável

Transformar a realidade do país por meio da educação

—–

No contexto global onde os desafios ambientais, sociais e de governança estão se tornando cada vez mais urgentes, a sustentabilidade é outro ponto central na educação, prática que vai além da preservação do meio ambiente e abrange também questões de justiça social, equidade, ética e até a gestão do negócio.  

Em um mundo em constante transformação, a educação deve evoluir para atender às demandas e desafios da nossa era. Ao integrar a sustentabilidade em todos os aspectos da educação, promover a inovação com propósito e valorizar empresas e entidades que priorizam indicadores sociais como métricas de performance, podemos criar um futuro melhor para as próximas gerações.

—–

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

—–

Escute nosso episódio de podcast:


Leia mais

educação emancipadora

Por uma educação emancipadora

+ Mais Informações
juventude

Brasil enaltece juventude, mas a abandona à própria sorte

+ Mais Informações
etnomatemática

Como vivenciar a matemática

+ Mais Informações
BNCC da computação

BNCC da Computação: estratégias e diretrizes para adaptar suas aulas

+ Mais Informações

Mapa do Site