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Bett Brasil

Cultivando competências socioemocionais para o futuro

Por meio da parceria com o Instituto Ayrton Senna, Sobral, CE, aplica uma política educacional que explora os resultados de avaliações socioemocionais para o desenvolvimento integral do aluno

Publicado em 26/04/2024

por Carol Firmino

avaliação socioemocional OCDE lança hoje, 26, um relatório global sobre socioemocional (Foto: Shutterstock)

Na educação, as avaliações socioemocionais podem ser definidas como processos que favorecem a aprendizagem e o progresso dos estudantes. Esse processo envolve aspectos emocionais e sociais do indivíduo, como resolver conflitos de forma construtiva, se relacionar bem com os outros, tomar decisões conscientes e responsáveis, lidar com as próprias emoções e cultivar empatia e autoconhecimento.

Em 2017, após um longo processo de revisão e atualização, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil passou a considerar essas competências como parte do currículo integral dos alunos. Houve o entendimento de que essa inclusão desempenharia papel fundamental em seu sucesso acadêmico e realização pessoal, o que resultaria em cidadãos plenos e engajados na sociedade.

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Parceria pela transformação

Karen Teixeira e Gisele Alves são gerente de pesquisa e gerente executiva (respectivamente) do EduLab21, o laboratório de ciências para a educação do Instituto Ayrton Senna, que atua na implementação de programas nessa área. Sobre as avaliações das competências socioemocionais, ambas destacam a importância para as diversas instâncias da gestão educacional.

“Em conjunto com uma boa sistemática de acompanhamento, elas auxiliam a entender se os resultados almejados por uma rede de ensino estão sendo alcançados, onde há espaços para melhorias, e a fortalecer as políticas de educação integral, realizando seu contínuo alinhamento com currículos, marcos legais e ações formativas. Podem ajudar ainda na gestão das políticas educacionais e gerar insumos para ações de suporte que respondam às necessidades daquela rede de ensino”, explicam as gerentes. 

Karen e Gisele

Karen Teixeira e Gisele Alves são gerentes do EduLab21, o laboratório de ciências para a educação do Instituto Ayrton Senna (Foto: divulgação)

No município de Sobral, CE, referência em bons indicadores da qualidade da educação pública, há uma parceria com o Instituto Ayrton Senna para ações ligadas à política pública de desenvolvimento socioemocional conforme preconiza a BNCC. Desde 2017, Herbert Lima é o secretário da Educação que comanda a pasta, e ele acredita que, além de uma boa formação cognitiva, o aluno precisa ser impactado em questões que envolvem a sua construção como indivíduo. 

É sobre os resultados dessa parceria entre o Instituto Ayrton Senna e a rede educacional em Sobral que Karen e Herbet vão dialogar na Bett Brasil, o maior evento de inovação e tecnologia para educação na América Latina. O painel acontece nesta sexta-feira, 26, das 15h30 às 16h30, no Auditório Educação Pública, sob o título Lançamento de relatório da OCDE: como as avaliações socioemocionais podem apoiar políticas educacionais?. 

“Além de fortalecer o aprendizado e melhorar as condições na escola, é preciso que, no futuro, haja um impacto social a partir do que essas crianças vão promover em sua família, em seu bairro, uma cultura que, depois, acaba indo também para o mercado de trabalho. O aluno com as competências socioemocionais desenvolvidas leva algo de positivo para a sociedade”, afirma o secretário de Sobral, Hebert Lima.

Relatório OCDE 2023/2024

De acordo com Karen e Gisele, o Instituo Ayrton Senna acompanha a agenda da Organização de Cooperação para o Desenvolvimento Econômico (OCDE) com foco no desenvolvimento socioemocional há cerca de uma década. 

O relatório que será lançado mundialmente em 26 de abril traz resultados inéditos da segunda rodada da pesquisa Survey on Social and Emotional Skills (SSES), cujos dados foram coletados ano passado, em 16 locais ao redor do mundo. No Brasil, a contribuição veio de Sobral, com participação censitária de estudantes de 10 e 15 anos de idade. Responderam à pesquisa também professores, responsáveis e diretores escolares. 

Esse é um desdobramento do estudo Além da aprendizagem acadêmica: primeiros resultados da pesquisa sobre competências socioemocionais, realizado pela OCDE e apresentado em 2022 no Brasil pelo Instituto Ayrton Senna. No entanto, segundo as gerentes, as informações são ainda mais aprofundadas: “O relatório descreve o nível das competências socioemocionais dos estudantes participantes, bem como a relação entre elas e benefícios na vida do estudante, como o sucesso acadêmico, saúde, bem-estar e perspectivas de carreira”, dizem. 

Experiência de Sobral

Conforme pontua o secretário da Educação, Hebert, o Instituto Ayrton Senna fortaleceu a bagagem teórica tanto dos profissionais da pasta quanto de toda a gestão pedagógica que foi sensibilizada para aplicação da política voltada à avaliação de aspectos socioemocionais. 

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O aluno com as competências socioemocionais desenvolvidas leva algo de positivo para a sociedade”, afirma o secretário de Sobral, Hebert Lima (Foto: Secretaria de Educação do Estado de Sobral)

Além disso, Sobral realizou um concurso público para que cada escola tivesse um psicólogo atuando nesse aspecto. “Esse profissional, junto com o núcleo permanente de formação continuada dos educadores e com os instrumentos de avaliação do próprio estado, conseguimos fazer essa política funcionar, apesar de reconhecer que ainda temos muito que avançar”, como na presença de mais psicólogos nas escolas, considera Hebert. 

O município lidera o ranking mais recente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), como nota 8,0 na avaliação dos anos iniciais (1º ao 5º ano) em 2021. “Os resultados acadêmicos já existem, mas queremos que [a aplicação dessa política] possa contribuir para uma sociedade mais tolerante e harmônica”, completa. 

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Futuro das avaliações socioemocionais

Segundo Karen e Gisele, tanto a EduLab quanto o Instituto Ayrton Senna vislumbram um futuro no qual as avaliações socioemocionais sejam conhecidas, compreendidas, ainda mais aperfeiçoadas e conectadas com as necessidades dos estudantes. 

“Nosso desejo é que elas auxiliem a promoção de uma educação de qualidade, que estejam comprometidas com a redução das desigualdades e que possuam seu lugar dentro da escola em conjunto com as avaliações de aprendizado. Ou seja, que haja uma articulação intencional entre conhecimentos, competências cognitivas, socioemocionais e de outras naturezas refletidas no dia a dia da escola”, defendem.

Por fim, elas destacam que produzir e disseminar conhecimentos científicos e com base em evidências, bem como advogar pelo tema são os primeiros passos para que isso se torne realidade na maioria dos sistemas educacionais. “É por meio dessas evidências que o aprimoramento dos sistemas educacionais pode ocorrer”, concluem. 

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Bett Brasil

*A Bett Brasil é o maior evento de educação e tecnologia na América Latina. Em 2024, acontece de 23 a 26 de abril, no Expo Center Norte, SP. E nós, da Educação, estamos fazendo uma cobertura especial. Clique aqui para ficar por dentro de tudo.

Nossa cobertura jornalística tem o apoio das seguintes empresas: Epson, International School, FTD Educação, Cricut e NR.

Acompanhe a programação completa da Bett Brasil: https://brasil.bettshow.com/agenda-online

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Autor

Carol Firmino


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