COLUNISTAS

Colunista

Débora Garofalo

Primeira sul-americana finalista do Global Teacher Prize, prêmio que a colocou entre os 10 melhores professores do mundo

Publicado em 16/02/2024

Como fazer a integração da tecnologia digital na sala de aula

Tendo em mente que o objetivo é potencializar o aprendizado dos estudantes, descubra como construir diretrizes para um uso pedagógico eficiente do digital

Na era digital, a integração da tecnologia na sala de aula tornou-se uma questão essencial para potencializar o aprendizado dos estudantes. No entanto, essa temática também apresenta oportunidades e desafios que devem ser enfrentados para garantir o uso eficaz e responsável dessas ferramentas, por exemplo, debater as questões relacionadas à epidemia de distrações e o uso da inteligência artificial (IA) na educação a partir da intencionalidade pedagógica e de um planejamento pedagógico assertivo. 

Uma das principais oportunidades que a tecnologia proporciona é o acesso vasto há um conjunto de recursos educacionais. Por meio de dispositivos como tablets, computadores e aplicativos educacionais, os estudantes têm acesso a informações e recursos interativos. Isso permite que eles explorem conceitos de forma mais dinâmica e participativa, ampliando o engajamento e motivação para aprender, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, envolvente e adaptado às diferentes necessidades dos estudantes.

 

A linguagem é dinâmica

 

Além disso, a tecnologia oferece a oportunidade de promover a colaboração e a comunicação entre os estudantes. Plataformas de aprendizagem online permitem que eles trabalhem em equipe, compartilhem ideias e realizem projetos colaborativos, mesmo que estejam fisicamente distantes. 

Essa interação social fortalece as habilidades de colaboração, a criatividade e a capacidade de resolver problemas, preparando os estudantes para os desafios atuais e profissionais futuros. Assim, um exemplo prático de como a tecnologia pode potencializar o aprendizado é o uso de aplicativos de realidade aumentada. 

_________________________________________________________________________________________________

Leia também 

Governo prepara decreto de combate à violência nas escolas

Entidades pedem que EAD seja regulamentado

_________________________________________________________________________________________________

Imagine uma aula de história em que os estudantes possam visualizar construções antigas em 3D, caminhar virtualmente por ruínas históricas e interagir com personagens do passado. Essa abordagem imersiva torna a aprendizagem mais envolvente e significativa.

 

“No entanto, a integração da tecnologia na sala de aula também apresenta desafios que devem ser enfrentados, entre eles, a necessidade de desenvolver habilidades digitais nos estudantes e em nós, professores.”

 

Relação professor e aluno com a tecnologia digital

 

A tecnologia avança rapidamente, e é fundamental garantir que todos tenham o conhecimento necessário para utilizar as ferramentas de forma eficiente e segura. Isso requer investimento em programas de capacitação e formação continuada para os professores e a inclusão de habilidades digitais no currículo dos estudantes.

 

“Outro desafio é o equilíbrio entre o uso da tecnologia e outras formas de aprendizado. Embora a tecnologia seja uma ferramenta poderosa, é importante garantir que ela não substitua completamente outras formas de ensino, como a interação social com o professor e a realização de atividades práticas.”

 

O uso adequado da tecnologia deve complementar e enriquecer o processo educacional e se preocupar em lidar com a epidemia de distrações que a tecnologia também pode causar. Com a constante conexão às redes sociais e jogos online, os estudantes podem facilmente se perder em um mundo de entretenimento digital, prejudicando sua concentração e comprometendo seu desempenho acadêmico e é aqui que a intencionalidade pedagógica fará toda a diferença para avançarmos nesse processo. 

 

Intencionalidade pedagógica e IA 

 

Nesse sentido, é importante estabelecer diretrizes claras sobre o uso responsável da tecnologia em sala de aula, promovendo momentos de foco e limitando o acesso a distrações desnecessárias. Além disso, os educadores podem utilizar ferramentas educacionais que incentivem a interação e o trabalho em equipe, como plataformas de colaboração online, onde os estudantes podem compartilhar ideias e realizar projetos em conjunto.

Outro aspecto a ser discutido é o uso da inteligência artificial na educação básica. A IA pode auxiliar no processo de personalização do ensino, adaptando as atividades e os recursos às necessidades individuais de cada estudante. Por exemplo, um sistema de IA pode identificar as dificuldades de um estudante em matemática e fornecer exercícios e explicações personalizadas para ajudá-lo a superar esses obstáculos.

 

“No entanto, é fundamental estabelecer um equilíbrio entre a automação proporcionada pela IA e o papel essencial do professor no processo educacional. A presença do professor continua sendo fundamental para orientar, motivar e inspirar os estudantes. A IA pode ser uma ferramenta poderosa, mas não pode substituir a interação humana e a compreensão emocional que o professor oferta.”

 

Tecnologia digital que gere efeito

A integração da tecnologia na sala de aula pode potencializar o aprendizado dos estudantes como abordamos, mas ela não pode servir com uma ponte para aumentar as desigualdades sociais e sim para promover uma educação de qualidade e equidade a todos. 

Ao estabelecer diretrizes claras e intencionalidade pedagógica, promover a interação e o trabalho em equipe, e manter o papel essencial do professor, é possível aproveitar ao máximo os benefícios que a tecnologia pode oferecer para o processo de ensino e aprendizagem e aumentar o seu uso responsivo e ético frente aos desafios.

_________________________________________________________________________________________________

Revista Educação: referência há 28 anos em reportagens jornalísticas e artigos exclusivos para profissionais da educação básica

______________________________________________________________________

Escute nosso episódio de podcast:


Leia mais

Captura de tela 2024-11-19 161252

Papa Francisco e o pássaro Dodô

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-11-14 at 14.12.27

Entendendo a ansiedade durante avaliações educacionais

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-11-13 at 14.32.29

Proibição dos celulares na educação: solução incompleta para um...

+ Mais Informações
WhatsApp Image 2024-11-05 at 10.39.54

Banir o celular, sem negligenciar urgências

+ Mais Informações

Mapa do Site