/* Altera a margem superior apenas nessa página */

NOTÍCIA

Conhecimento

Nova embaixadora do Movimento Educa2030, Globo assume mais compromissos com a educação

A Globo, dentro de seu compromisso histórico com a educação, passa a fazer parte nesta quarta-feira, 29, do Movimento Educa2030, lançado pelo Pacto Global da ONU no Brasil durante o 12º Fórum Global de Direitos Humanos, em Genebra, Suíça. Como uma das embaixadoras e mentoras dessa […]

Publicado em 30/11/2023

por Redação revista Educação

A Globo, dentro de seu compromisso histórico com a educação, passa a fazer parte nesta quarta-feira, 29, do Movimento Educa2030, lançado pelo Pacto Global da ONU no Brasil durante o 12º Fórum Global de Direitos Humanos, em Genebra, Suíça. Como uma das embaixadoras e mentoras dessa ação, a empresa assume novos compromissos, com metas ambiciosas e mensuráveis, para o avanço da educação no Brasil dentro da Agenda 2030 da ONU.

“Ser uma das empresas embaixadoras do movimento Educa2030 em parceria com o Pacto Global corrobora com a missão que a Globo tem há décadas na temática da educação. É importante que possamos liderar, mobilizar e estimular outras organizações a seguir por esse caminho no ODS 4 – ‘Educação de Qualidade’. Além de olharmos para fora, sinaliza um olhar estratégico que a Globo tem de construir uma agenda de educação também interna, juntamente aos colaboradores, com o apoio da área de recursos humanos”, afirma Cristovam Ferrara, diretor de valor social da Globo e que esteve presente na cerimônia de assinatura do Pacto.


Leia também

Sustentabilidade na escola: cessar a competição e estimular a colaboração

PNE: educação brasileira evolui lentamente


Dentre esses objetivos do Movimento, destaca-se o compromisso com a escolaridade da população e a promoção da inclusão produtiva de jovens de 14 a 29 anos e mulheres em carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática). Com a adesão, a Globo se compromete a oferecer a todos os funcionários da organização e terceiros que não possuem ensino médio ou técnico a possibilidade de concluí-lo até 2030, além de contar com pelo menos 30% de funcionários da organização com ensino superior concluído. A empresa também garantirá a cota legal de Aprendiz, considerando a inclusão da diversidade, e a capacitação todos esses jovens sobre conceitos em desenvolvimento sustentável.

Globo Movimento Educa2030
De gravata azul, Cristovam Ferrara, diretor da Globo: queremos mobilizar outras organizações a seguir por esse caminho no ODS 4 – Educação de Qualidade
Foto: reprodução/Globo

A proposta é também promover uma aliança com o setor empresarial, incentivando outras empresas a aderirem à ação e trabalhar em prol dos desafios estratégicos do ODS 4 (educação de qualidade). O engajamento ao movimento conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho, para oferecer capacitação e formação ao quadro de colaboradores da companhia.

“O Educa2030 é uma plataforma chave para impulsionar a empregabilidade no Brasil. Estamos comprometidos em desenvolver competências e habilidades que são cruciais para o mercado de trabalho, preparando os indivíduos para assumir funções significativas na economia moderna. Nosso foco com o Movimento é conectar talentos com oportunidades de trabalho, fomentando uma força de trabalho diversificada e qualificada. É sobre abrir portas para carreiras promissoras e sustentáveis para nossa população. Esta é uma pauta indispensável para o desenvolvimento sustentável e o crescimento econômico do país”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

Essas metas se somam à Agenda ESG da Globo e ao incentivo de fazer da educação um vetor de transformação do Brasil, seja através de iniciativas sociais ou de conteúdos em seus canais e plataformas. Em 2022, a Globo lançou, com a Fundação Roberto Marinho, o Movimento LED – Luz na Educação, iniciativa que mapeia e ilumina práticas que estão mudando a educação no país. Com o Movimento, já distribuiu mais de R$ 3 milhões para projetos educacionais no Brasil.

Ao lado da Globo no Movimento Educa2030, está a Yduqs como um dos embaixadores da iniciativa, que tem como parceiros estratégicos o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Ministério do Trabalho e Emprego.

Escute nosso podcast

Autor

Redação revista Educação


Leia Conhecimento

plataforma Teachy

Plataforma Teachy otimiza o tempo dos professores por meio da...

+ Mais Informações
IS prêmio

International School está entre as melhores empresas para trabalhar no...

+ Mais Informações
PNLD

Bibliotecas públicas e comunitárias serão atendidas pelo PNLD

+ Mais Informações
aprendizado

Proporcionar estratégias variadas favorece o aprendizado

+ Mais Informações

Mapa do Site