NOTÍCIA

Conhecimento

Programa seleciona 10 professores da rede pública para viagem aos EUA e curso gratuito em ciências espaciais

A IHS Towers, uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo em número de torres, anuncia parceria com o Limitless Space Institute (LSI), organização de educação e pesquisa sem fins lucrativos, com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB). […]

Publicado em 22/11/2023

por Apresentado por IHS Towers

A IHS Towers, uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo em número de torres, anuncia parceria com o Limitless Space Institute (LSI), organização de educação e pesquisa sem fins lucrativos, com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB). Essa parceria, com duração de um ano e início em janeiro de 2024, tem como objetivo contribuir para ampliar o acesso à educação espacial nos dois maiores mercados de atuação da IHS: Brasil e Nigéria.

Por meio dessa colaboração, 20 professores do Brasil e da Nigéria serão convidados a participar do programa Limitless Global Educator, com duração de 12 meses, sem custos. Coordenado por especialistas do Limitless Space Institute, os educadores se beneficiarão de workshops virtuais mensais de palestrantes convidados sobre ciência e exploração espacial, viagem com todas as despesas pagas para participar do LSI Summer Institute, em Houston, Texas, durante uma semana, e visitas de representantes do Limitless Space Institute para workshops presenciais no Brasil.

Para participar, é preciso ser professor da rede pública de educação (municipal, estadual ou federal), no ensino fundamental, médio ou técnico (não se aplica a professores universitários), nas áreas de ciências, física, química, biologia, tecnologia, engenharia e matemática (STEM, sigla em inglês) e falar inglês com fluência. 

Os educadores selecionados terão acesso a conteúdos especiais do Currículo de Educação Espacial, desenvolvidos pelos especialistas do Limitless Space Institute, abrangendo tópicos como a importância da exploração espacial, as ciências que lhe dão fundamento, sua história, a economia gerada, bem como sua exploração sustentável e ética. Por meio desse programa, os professores estarão mais bem equipados para inspirar seus alunos e as novas gerações sobre as possibilidades e complexidades do espaço.

De acordo com Sam Darwish, chairman & CEO da IHS Towers, “a excelência em engenharia é a força vital da IHS, e não poderíamos estar mais orgulhosos de apoiar a missão do Limitless Space Institute de equipar educadores de todo o mundo com os recursos e as experiências de que precisam para ensinar ciência e tecnologia. Esperamos que por meio da parceria com o Limitless Space Institute, possamos contribuir para levar essa incrível especialização a educadores no Brasil e na Nigéria, capacitando-os a despertar a paixão em seus alunos pelas maravilhas da engenharia e da exploração espacial.”

Para Kaci Heins, diretora do Limitless Space Institute, “nossa missão não é apenas educar, mas inspirar as futuras gerações a ampliar sua exploração além do nosso sistema solar. O educador entusiasmado abre o caminho para os nossos futuros exploradores. A exploração espacial, em sua essência, representa a unidade e a cooperação globais, que são fundamentais para o avanço coletivo da humanidade.”

E Marco Antonio Chamon, presidente da Agência Espacial Brasileira, declara: “Gostaria de parabenizar a IHS Towers e o Limitless Space Institute por sua excelente iniciativa em promover a educação de STEM em tópicos relacionados ao espaço para educadores no Brasil e na Nigéria. É fundamental que as atividades espaciais ocupem uma posição de destaque no coração e mente do público, e a educação é a maneira mais direta para atingir esse objetivo. A Agência Espacial Brasileira tem orgulho em apoiar essa iniciativa no Brasil.”

A IHS Towers é uma das maiores proprietárias, operadoras e desenvolvedoras independentes de infraestrutura compartilhada de comunicações do mundo, por número de torres, e é uma das maiores empresas multinacionais independentes do setor de torres com foco exclusivo nos mercados emergentes. A Empresa mantém cerca de 40.000 torres em seus 11 mercados, incluindo Brasil, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Egito, Kuwait, Nigéria, Peru, Ruanda, África do Sul e Zâmbia. www.ihstowers.com 

professores
Inscrições para programa gratuito em ciências espaciais podem ser feitas até 6 de dezembro de 2023, para professores da rede pública
Foto: NASA/LSI

O Limitless Space Institute é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é inspirar e educar as futuras gerações a viajar para além do nosso sistema solar e a pesquisar e desenvolver tecnologias que facilitem este processo. O LSI promove a busca pela pesquisa e desenvolvimento voltados à exploração do espaço sideral por meio dos seguintes programas:

  • Pesquisa e desenvolvimento internos: incentivo à pesquisa básica interna no Eagleworks Laboratories, próximo ao Johnson Space Center.
  • Pesquisa e desenvolvimento externos: financiamento direto de projetos de pesquisa e desenvolvimento liderados pela academia por meio de subsídios.
  • Pesquisa e desenvolvimento colaborativos: incentivo à pesquisa em colaboração com universidades parceiras.
  • Bolsas de estudos: concessão de bolsas de estudos para alunos de graduação, pós-graduação e pós-doutorado.
  • Limitless Education: Programa de desenvolvimento profissional de educadores internacionais, desenvolvimento de grade curricular voltada à educação espacial, bolsas para professores do ensino fundamental e médio para iniciativas de educação em ciências, tecnologia, engenharia e matemática e extensão educacional STEM.

Leia também:

António Nóvoa: professores para libertar o futuro

Direção escolar impacta a aprendizagem do estudante

Autor

Apresentado por IHS Towers


Leia Conhecimento

PNLD

Bibliotecas públicas e comunitárias serão atendidas pelo PNLD

+ Mais Informações
aprendizado

Proporcionar estratégias variadas favorece o aprendizado

+ Mais Informações
Samsung Innovation Campus

Samsung Innovation Campus prepara estudantes para o mercado de trabalho

+ Mais Informações
Rio Grande do Sul como doar

SOS Rio Grande do Sul: como doar para instituições educacionais

+ Mais Informações

Mapa do Site